×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Turismo

Esportes de Aventura

Área: Espaços de Esportes


O Município de Sapiranga oferece inúmeras atrações para seus moradores e visitantes. Entre essas opções, por conta das inúmeras belezas naturais, Sapiranga, cada vez mais, vem se consagrando na região como uma referência quando o assunto é esporte de aventura. Parapente, Tirolesa, Rapel, Cachoeirismo, Downhill, Cicloturismo, Asa Delta, Mountain Bike, são algumas das modalidades que podem ser praticadas na cidade.

Conheça mais sobre as modalidades já praticadas na cidade.

 

𝐂𝐈𝐂𝐋𝐈𝐒𝐌𝐎 𝐃𝐎𝐖𝐍𝐇𝐈𝐋𝐋

O Downhill de bicicleta é uma modalidade que consiste em descer o mais rápido possível um determinado percurso com diversas irregularidades ou obstáculos de uma dada montanha. É um desporto que permite estar em contacto direto com a natureza e gozar da máxima adrenalina que uma descida vertiginosa proporciona.

 

𝐓𝐑𝐀𝐈𝐋 𝐑𝐔𝐍𝐍𝐈𝐍𝐆

Segundo a International Trail Running Association, Trail Running é uma corrida a pé, aberta a todos, em um ambiente natural por caminhos, trilhas, montanhas, florestas, planícies e até em locais cobertos por gelo e neve, com o mínimo possível de vias calçadas ou pavimentadas e, se essas existirem, não devem exceder vinte por cento da distância total do percurso.

A variação de subidas e descidas também é uma característica do esporte, existindo provas onde o acúmulo de quilômetros subidos pode chegar a mais de 10km de subida vertical distribuídos ao longo de toda a prova.

O percurso da corrida deve ser balizado, por fitas, reflexivos, bandeirolas, placas de sinalização e staffs (pessoas ao longo do percurso indicando a direção a seguir), de forma a permitir que o competidor complete a prova sem necessitar saber previamente o percurso.

 

𝐒𝐊𝐀𝐓𝐄 𝐃𝐎𝐖𝐍𝐇𝐈𝐋𝐋

A modalidade Downhill é uma daquelas que vem dos primórdios do skate e, como diz o próprio nome, consiste em descer ladeiras. Dentro da própria modalidade existem diferentes maneiras de se andar. Como por exemplo, o “speed”, que é descer a ladeira em alta velocidade, sem frear, geralmente usando skates e acessórios de proteção diferenciados. No Downhill utilizam-se os skates chamados longboards, com os shapes mais compridos e rodinhas mais robustas. Além disso, as manobras mais praticadas são conhecidas como slides.

 

𝐀𝐒𝐀-𝐃𝐄𝐋𝐓𝐀

Ao contrário de outros esportes praticados no ar, cuja adrenalina reside na queda, a Asa-delta tem por objetivo planar, decolando de uma montanha - no nosso de Sapiranga, do Morro Ferrabraz - e deslizando suavemente em busca de correntes de ar ascendentes.

 

𝐌𝐎𝐔𝐍𝐓𝐀𝐈𝐍 𝐁𝐈𝐊𝐄

Trata-se do ciclismo realizado em trilhas com os mais variados tipos de terrenos. Trajetos de pura adrenalina, realizados com bicicletas especiais que permitem passar por quase qualquer tipo de obstáculo e aguentam todos os trancos possíveis.

Sapiranga possui diversos lugares para sua prática, como no Morro Ferrabraz, na Zonal Rural e no Bike Park, localizado dentro do Parque do Imigrante.

 

𝐂𝐈𝐂𝐋𝐎𝐓𝐔𝐑𝐈𝐒𝐌𝐎

Para quem curte andar de bicicleta, porém sem o espírito de competição, o Cicloturismo é a melhor opção. Nesta atividade o ciclista tem apenas o compromisso de conhecer novos lugares, pessoas e culturas. É o uso da “magrela”, como meio de transporte em uma viagem.

Qualquer pessoa, independente de sexo e idade, pode praticar o Cicloturismo desde que respeite as dicas de segurança e tenha um preparo físico satisfatório.

É importante ressaltar que para a prática da modalidade é aconselhável um planejamento antecipado, o que pode ser feito pela própria pessoa ou por um grupo, uma vez que o Cicloturismo também é praticado por equipes.

Lugares adequados em Sapiranga são o Morro Ferrabraz e a Zona Rural.

 

𝐂𝐀𝐌𝐈𝐍𝐇𝐀𝐃𝐀

A prática da caminhada é definida de forma simples e direta: “Uma atividade de turismo de aventura que tem como elemento principal a caminhada”. Este esporte, com adeptos no mundo todo, tem por objetivo contemplar ambientes naturais. Quase sempre praticado em trilhas de “tiro curto”, ou seja, aquelas que não envolvem o pernoite da pessoa no local. Esta modalidade de turismo de aventura recebe também o nome de “hikking”, porém tal denominação é pouco usada pelos praticantes brasileiros.

Em Sapiranga, há caminhadas organizadas por grupos, realizadas na Zona Rural e no Morro Ferrabraz.

 

𝐑𝐀𝐏𝐄𝐋

O rapel é uma técnica usada para efetuar descida em paredes ou vãos livres com o auxílio de uma corda e demais equipamentos de segurança. Pode-se dizer também que é uma prática que consiste em utilizar técnicas verticais para vencer obstáculos naturais como penhascos e paredões.

Em Sapiranga, um local onde o esporte pode ser praticado é a Pedra Branca, desde que acompanhado por profissionais de empresas operadoras de esportes de aventura, capazes de garantir a segurança durante a prática.

 

𝗣𝗔𝗥𝗔𝗣𝗘𝗡𝗧𝗘

O Parapente é uma atividade de aventura que garante muita emoção ao seu praticante. Com um equipamento feito essencialmente de tecido e linhas, o piloto pode voar por longos períodos e curtir de uma perspectiva diferente toda a beleza natural das várias regiões que apresentam bons picos para a prática da modalidade.

O equipamento de parapente, chamado fora do país de “paraglider”, é feito de materiais como nylon e poliéster, não porosos e impermeabilizados para que o ar que entra durante o voo não atravesse o tecido, mantendo assim a pressão interna e o parapente inflado.

A Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), localizada na Estrada do Carlão, é uma das entidades que fomentam o esporte na cidade.

 

𝗖𝗔𝗖𝗛𝗢𝗘𝗜𝗥𝗜𝗦𝗠𝗢

É uma atividade onde há um contato muito íntimo entre o praticante e a natureza. Pode ser classificado em linhas gerais como um rapel “disfarçado”, pois consiste na prática de descida de quedas d’água, seguindo ou não o seu curso natural, utilizando as técnicas do rapel.

 

𝐓𝐈𝐑𝐎𝐋𝐄𝐒𝐀

A tirolesa é uma atividade na qual a pessoa desliza na horizontal de um ponto ao outro, em desnível, utilizando procedimentos e equipamentos específicos. É uma atividade de aventura que proporciona muita adrenalina. Alguns estabelecimentos da zona rural oferecem o esporte entre suas atrações de lazer.

 

 

 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo