Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck

Área: Espaços Culturais (museus, teatros, acervos)

Inaugurado em 27 de outubro de 1988, o Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck de Sapiranga fica na Rua Sete de Setembro, 766, e recebe as mais variadas manifestações artísticas e culturais (como teatro, dança, música, cinema, artes plásticas e exposições), além de workshops, seminários, palestras, cursos  e concursos. O espaço tem acomodação de 492 lugares, sendo quatro deles para cadeirantes, além de amplo palco. No hall ocorrem variadas mostras, com uma ampla sala nobre em espaço paralelo. A denominação Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck foi oficializada pela Lei Municipal N.º 2.673, de 23 de agosto de 2000, em homenagem ao professor Lucio Fleck, autor dos livros A História de Sapiranga (sobre a cidade), Sereis Minhas Testemunhas (a história da evangelização em Sapiranga) e A Saga do Vale (dois volumes sobre aspectos históricos da região e da colonização alemã). Fleck faleceu em 22 de maio de 2010, aos 91 anos.