×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Turismo

Biblioteca Municipal Edwin Kuwer

Área: Espaços Culturais (museus, teatros, acervos)


A Biblioteca Pública Municipal Prefeito Edwin Kuwer está aberta ao público de segunda à sexta- feira, das 9 horas às 18h30, sem fechar ao meio dia e ampliando o atendimento à comunidade, nos sábados, das 9 horas as 11h30.
Endereço: Avenida João Corrêa, 808, Centro de Sapiranga, quase defronte ao prédio da Prefeitura Municipal (Palácio das Rosas) e junto à Câmara de Vereadores. Telefone: 3599-9500, ramal 243.

 UM POUCO DE HISTÓRIA 
Em 1959, o professor do Ginásio Estadual de Sapiranga, Muniz Pacheco, expôs a necessidade de uma biblioteca que servisse aos estudantes e a comunidade em geral. O prefeito Helmuth Alfredo Graebin, através da Lei Municipal n.º 397/1961, criou a Biblioteca Pública Municipal que passou a funcionar no dia 1.º de agosto de 1961, na Rua Carlos Biehl, em frente à Igreja Católica. Através do Decreto Municipal n.º 668/1979, o então prefeito Remi Jorge Zimmer dá denominação à casa cultural, que passa a se chamar Biblioteca Pública Municipal Prefeito Edwin Kuwer, nome do primeiro prefeito da cidade em homenagem ao seu trabalho na instalação do Município. 
A biblioteca funcionou também na década de 1970 na antiga estação férrea Sapyranga (a linha férrea foi definitivamente desativada na década de 1960), no Centro da cidade, onde hoje está atualmente a sede do Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer. Em 1988, a Biblioteca mudou-se para o atual prédio, na Avenida João Corrêa, 808, Centro de Sapiranga, quase defronte ao prédio da Prefeitura Municipal (Palácio das Rosas) e junto à Câmara de Vereadores. Em frente ao prédio está o busto do primeiro prefeito municipal, eleito pelos sapiranguenses, Edwin Kuwer, que dá o nome à Biblioteca de Sapiranga. 

 NOVO SISTEMA 
Em 2015 a equipe da Biblioteca Municipal realizou recadastramento de usuários através da nova base de dados da BIBLIVRE3. Cerca de 2 mil carteirinhas de sócios foram recadastrados no novo sistema, sendo que no antigo sistema ainda estavam cadastrados entre assíduos e não assíduos 5.414 usuários. 
Atualmente o acervo conta com aproximadamente 22 mil obras. Para que o atendimento seja melhorado, a equipe da biblioteca solicita que os antigos usuários realizem o recadastro no novo sistema para facilitar este acesso ao link da biblioteca. A Biblioteca Municipal Prefeito Edwin Kuwer, além de vasto acervo literário, com obras disponibiliza vários jornais da região, além de revistas de circulação local e nacional.

 O QUE É O BIBLIVRE3 
O BIBLIVRE3 é o sistema de automação e processamento técnico de  biblioteca. A partir de 2008, o sistema obteve o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, com o reconhecimento de uma trajetória bem sucedida no trabalho realizado para a difusão de processos de informatização em bibliotecas do País. Idealizado há mais de dez anos pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin), o BIBLIVRE cresceu a ponto de se tornar uma referência na modernização das bibliotecas brasileiras. Desde o início, o programa se norteou pelo acesso livre ao software, que pode ser utilizado, gratuitamente, por instituições públicas e privadas. As ferramentas utilizadas para o processamento técnico do acervo são da utilização da Tabela de Classificação Decimal de Dewey - CDD para atribuição dos assuntos e descritores, da tabela Cutter-Sanborn de autor para a classificação de autores.

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo