Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Área: Espaços Culturais (museus, teatros, acervos)
A Biblioteca Pública Municipal Prefeito Edwin Kuwer está aberta ao público de segunda à sexta- feira, das 9 horas às 18h30, sem fechar ao meio dia e ampliando o atendimento à comunidade, nos sábados, das 9 horas as 11h30.
Endereço: Avenida João Corrêa, 808, Centro de Sapiranga, quase defronte ao prédio da Prefeitura Municipal (Palácio das Rosas) e junto à Câmara de Vereadores. Telefone: 3599-9500, ramal 243.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Em 1959, o professor do Ginásio Estadual de Sapiranga, Muniz Pacheco, expôs a necessidade de uma biblioteca que servisse aos estudantes e a comunidade em geral. O prefeito Helmuth Alfredo Graebin, através da Lei Municipal n.º 397/1961, criou a Biblioteca Pública Municipal que passou a funcionar no dia 1.º de agosto de 1961, na Rua Carlos Biehl, em frente à Igreja Católica. Através do Decreto Municipal n.º 668/1979, o então prefeito Remi Jorge Zimmer dá denominação à casa cultural, que passa a se chamar Biblioteca Pública Municipal Prefeito Edwin Kuwer, nome do primeiro prefeito da cidade em homenagem ao seu trabalho na instalação do Município.
A biblioteca funcionou também na década de 1970 na antiga estação férrea Sapyranga (a linha férrea foi definitivamente desativada na década de 1960), no Centro da cidade, onde hoje está atualmente a sede do Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer. Em 1988, a Biblioteca mudou-se para o atual prédio, na Avenida João Corrêa, 808, Centro de Sapiranga, quase defronte ao prédio da Prefeitura Municipal (Palácio das Rosas) e junto à Câmara de Vereadores. Em frente ao prédio está o busto do primeiro prefeito municipal, eleito pelos sapiranguenses, Edwin Kuwer, que dá o nome à Biblioteca de Sapiranga.
O atual prédio na Avenida João Corrêa, 808, Centro de Sapiranga, defronte à Prefeitura e junto à Câmara de Vereadores
O primeiro endereço da biblioteca: Rua Carlos Biehl, em frente a igreja católica
A Biblioteca Municipal também funcionou no prédio da antiga estação férrea, onde hoje funciona o Museu Municipal