Imprimir Fechar
Sapiranga, 22 de May de 2019
Estamos pesquisando sua consulta.
Por favor aguarde alguns instantes!
conteúdo

Sapiranga passa a ser referência para treinos para praticantes do skate downhill

Departamento de Trânsito acompanha as atividades
Redator: Departamento de Comunicação 05/03/2019
O Município de Sapiranga tem tradição em sediar competições de várias modalidades esportivas ao longo de sua história. E essa virtude continua sendo explorada com mais uma modalidade: o skate downhill. Desde a última semana, a Estrada São Jacó está servindo de local de treino para os praticantes da modalidade que são acompanhados por agentes do Departamento de Trânsito para garantir a segurança de atletas e motoristas.
“Os praticantes vinham utilizando a estrada por conta própria, sem o acompanhamento dos nossos agentes, e isso nos causou preocupação, por isso resolvemos colocar o Departamento de Trânsito para acompanhar as atividades para que todos se sintam mais seguros”, pontua a prefeita Corinha Molling.
Um dos agentes se posiciona no local de partida da descida dos atletas e o outro agente no local em que a descida é finalizada. A pista é bloqueada em ambos os sentidos até que a descida seja concluída, o que dura pouco mais de um minuto. Após esse intervalo os carros são liberados novamente para circulação.
A estrada São Jacó é considerada pelos atletas uma das mais difíceis e com um grau de dificuldade bem alto, o que é de extrema importância para os treinos. A via é utilizada para o escoamento da produção agrícola e também o acesso de turistas que frequentam o Morro Ferrabraz. Membro do Comitê de Skate Velocidade da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), tricampeão mundial e tetracampeão sul-americano da modalidade, Douglas Dalua foi o atleta que iniciou as conversas para que os treinos tivessem o apoio da Administração Municipal. “Sapiranga está se tornando uma cidade modelo para o esporte. Esse acordo é muito positivo e esperamos manter isso por muito tempo”, comenta Dalua. “Desde o início das conversas sempre fomos muito bem recebidos por todos, a prefeita Corinha demonstrou muita vontade em nos apoiar e agora isto está se concretizando”, completa.
Segundo Douglas, a ideia não é atrapalhar a rotina de quem utiliza a estrada. “Sempre procuramos utilizar o local da melhor maneira possível, respeitando os moradores e motoristas que utilizam a estrada e percebemos nesta primeira atividade que a cordialidade entre todo mundo foi muito legal, estamos bem felizes”, complementa o atleta.
Inicialmente, os treinos ocorrerão a cada quinze dias em um período de duas horas. “Estamos nessa fase inicial de experimento de dias e horários. Esperamos poder ampliar porque, para nós atletas, é importante treinar toda a semana”, enfatiza Douglas.
 
Moradores aprovam ideia de treinos com supervisão
A Estrada São Jacó é o principal acesso, e único asfaltado, para moradores das localidades do Morro Ferrabraz como Picada São Jacó, Picada Schneider e Bela Hú. A estrada também serve de via de deslocamento para agricultores destas localidades que utilizam a estrada para vender seus produtos em outros bairros da cidade e também em outros municípios.
Moradora da localidade de Picada São Jacó, Maiara Oberherr comenta a importância dos treinos contarem com a supervisão do Departamento de Trânsito. “Frequentemente, quando transitávamos nessa via, éramos surpreendidos com um skatista descendo o morro na contramão nas curvas, quase ocorriam acidentes no local. Agora, com o Departamento de Trânsito monitorando a descida dos skatistas, ficou mais seguro para nós moradores”, cita. “Ficamos pouco tempo aguardando a liberação da via, sem atrapalhar o trânsito dos agricultores que necessitam da única via curta e asfaltada de acesso à área rural”, acrescenta Maiara. “Sou a favor de esportes desenvolvidos com consciência e principalmente a segurança tanto do esportista quanto dos demais usuários da via”, finaliza a moradora.
 
Competições podem ocorrer na cidade
Mesmo em fase inicial e apenas com a realização de treinos, a ideia de parceria entre a Prefeitura de Sapiranga e os praticantes do Skate Downhill pode projetar eventos na cidade. “Estamos pensando em até o final do ano a realização de uma competição. Não é nada certo ainda, mas vejo isso como uma oportunidade de retribuir o apoio que recebemos”, revela Dalua. “Essa competição seria uma grande oportunidade de fomentar o turismo na cidade e serviria como uma espécie de contrapartida que estaríamos oferecendo em troca de todo o apoio que recebemos do Município de Sapiranga”, sinaliza o atleta.
 
Cadastro para participar dos treinos
Os praticantes do Skate Downhill interessados em participar dos treinos junto a Estrada São Jacó acompanhados do Departamento de Trânsito necessitam realizar um cadastro junto ao órgão através de documento de identidade e telefone. Um termo de compromisso também está em elaboração para ser preenchido pelo atleta no momento do cadastro. O Município de Sapiranga e a CBSk ressaltam que a prática do esporte fora dos horários estipulados no acordo poderão acarretar em punição aos atletas e/ou praticantes da modalidade. Mais informações sobre o cadastro podem ser obtidas pelo telefone 3599-9500 no ramal 252.
 
Saiba Mais
O Skate Downhill Speed é uma modalidade praticada em ladeiras de diferentes comprimentos em que o objetivo é descê-las o mais rápido possível. No downhill utilizam-se os skates chamados longboards, com os shapes mais compridos e rodinhas mais robustas. Atualmente é uma das modalidades que mais cresce no mundo.

 

Fotos: Departamento de Comunicação / Timóteo Flores
voltar