Sapiranga, 22 de May de 2019

Departamento de Meio Ambiente da prefeitura promove atividades com escolas

Palestras e plantio de árvores movimentaram a semana dos alunos, assim como visita a CETRISA
Redator: Departamento de Comunicação 05/02/2019

O Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Prefeitura de Sapiranga promoveu uma semana de intensas atividades com diversas escolas do Município entre os dias 24 e 26 abril.
Na quarta-feira, 24, os técnicos do DMA Ederson Klein, Maiara Oberherr e Maribel Oliveira, e alunos da turma do Jardim Nível A da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Branca de Neve realizaram o plantio de 20 mudas de árvores nativas. A ação integra o projeto Guardiões da Floresta desenvolvido pela turma da EMEI e durante a atividade os alunos mostraram envolvimento com a causa ambiental e, mesmo com pouca idade, demonstraram compreensão do compromisso de preservação da natureza.
Também no dia 24, a bióloga Daniela Saft, ministrou uma palestra para alunos das turmas de 5º ano do Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna. O tema do diálogo entre a profissional do DMA e os alunos foi a formação geológica do Morro Ferrabraz. Além da explanação do conteúdo, os alunos observaram alguns tipos de rochas, como arenito e basalto, e também participaram de uma atividade lúdica baseada em uma linha do tempo, com o objetivo de valorizar os alunos como cidadãos do Município e, ao mesmo tempo, enaltecer e reconhecer a importância do Morro Ferrabraz para a cidade.
Outra atividade realizada com alunos do CME Ayrton Senna ocorreu na sexta-feira, 26. O biólogo Claudio Kreuning realizou uma palestra sobre peixes e o Rio dos Sinos. O bate-papo ocorreu com alunos do 4º ano da instituição de ensino. Na oportunidade, além da elucidação sobre os peixes, o técnico do DMA explanou sobre os impactos ambientais e também as belezas naturais do Rio dos Sinos.

Visita a CETRISA
Outra atividade que ocorreu na sexta-feira, 24, envolveu os alunos do 7º ano da EMEF Rubaldo Emílio Saenger que visitaram a Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos (CETRISA) de Sapiranga. No local, os estudantes ouviram uma explanação conduzida pela técnica do DMA Maribel Oliveira abordando detalhes sobre resíduos, coleta seletiva e tempo de deterioração dos materiais. Na sequência, os alunos conheceram as dependências da CETRISA e acompanharam a triagem de resíduos realizada pelos cooperados da Cooperativa Recicooper.
A capacitação direcionada aos alunos foi possível graças a recente ampliação que a CETRISA recebeu, a qual também aumentou as atividades de educação ambiental que incluem a palestra e visitação.

Educação Ambiental e Visitas
O Departamento de Meio Ambiente informa que as visitas na CETRISA e solicitações de palestras referentes a Educação Ambiental podem ser solicitadas e agendadas pelo e-mail meioambiente@sapiranga.rs.gov.br ou pelo telefone 3599-9500 Ramal 275.