Sapiranga, 22 de May de 2019

Feira do Peixe de Sapiranga é na próxima semana

Despesca de peixes que serão comercializados vivos ocorre no início da semana
Redator: Departamento de Comunicação 04/12/2019
A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza na próxima semana a 11ª Feira do Peixe. O evento ocorre nos dias 17, 18 e 19 de abril no Parque Municipal do Imigrante. “Este é um evento que temos muito apreço, pois já virou tradição na cidade”, enaltece a prefeita Corinha Molling. “A Feira do Peixe vai oferecer uma quantidade enorme de produtos com extrema qualidade e diversidade para a população”, completa a prefeita.

Durante a feira, a comunidade poderá adquirir peixes vivos, congelados e resfriados. Haverá ainda um comércio que ofertará bolinhos e iscas de peixe fritos. Poderão ser adquiridos na feira, peixes das espécies: carpa capim, carpa húngara, carpa cabeça grande, jundiá e tilápia.

SIM e Emater

Ainda no mês de março, visando proporcionar uma feira com produtos de qualidade para a comunidade, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) acompanhou o abate e a filetagem de peixes da espécie tilápia que serão comercializados no evento. Outra atividade realizada visando a Feira do Peixe foi realizada pelo SIM em parceria com a Emater. Os açudes de produtores que fornecerão os animais vivos para a comercialização durante o evento foram vistoriados pelos técnicos. A inspeção analisou a sanidade dos animais através dos locais onde os peixes estão sendo criados e a alimentação que recebem.

Com essa iniciativa, aliada ao acompanhamento do processo de abate e filetagem, garante que todos os produtos que serão comercializados durante os três dias de feira passaram pelo processo de fiscalização. A despesca, um dos momentos mais esperados pelos produtores, ocorrerá na terça e quinta-feira, 16 e 18, o que garantirá uma oferta de peixes frescos a disposição dos consumidores.

Sabor da Colônia

Quem frequentar a feira nos três dias do evento, também terá a oportunidade de adquirir produtos que serão comercializados pela Associação de Mulheres Koloniegeschmack (Sabor da Colônia), grupo que está se organizando financeiramente para iniciar as atividades junto a Casa do Agricultor na RS 239. Utilizando o forno a lenha do Parcão, a associação está produzindo cucas, pães de milho, pães de aipim, roscas e biscoitos que estarão a venda durante a feira. Produtos confeccionados através de artesanato rural do grupo também serão ofertados.

Programação 11ª Feira do Peixe
17/04 - Quarta-feira