Sapiranga, 21 de janeiro de 2019

Prefeita Corinha integra a nova diretoria do Consórcio CP Sinos

Cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, no Gabinete da Prefeitura de Novo Hamburgo
Redator: Departamento de Comunicação 09/01/2019
Ocorreu nesta manhã de quarta-feira, 9  de janeiro, a solenidade de posse da nova diretoria do Consórcio Público da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos - CP Sinos, em  Novo Hamburgo. A prefeita de Sapiranga e presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (AGESAN-RS), Corinha Molling, foi eleita tesoureira  do CP Sinos. Além da prefeita Corinha,  também foram eleitas as prefeitas, Fátima Dauth (Novo Hamburgo), presidente; e Tânia Terezinha da Silva (Dois Irmãos), vice-presidente. ''É com orgulho que integro a diretoria do Consórcio CP Sinos. O consórcio é uma importante ferramenta que possibilita a autonomia dos municípios de forma segura e ágil, além de fomentar o desenvolvimento de nossa região, com ações conjuntas promovidas pelas prefeituras'', destaca Corinha.

O evento que ocorreu no Gabinete do Centro Administrativo Leopoldo Petry, contou ainda com a presença das prefeitas Ivete Grade (Estância Velha), Carla Chamorro ( Morro Reuter), e do prefeito William Wink (Lindolfo Collor), além de prestadores de serviços jurídicos e de contabilidade do CP Sinos.

Após a posse da nova diretoria do Consórcio CP Sinos, ocorreu à primeira assembleia geral da AMVRS, também realizada no gabinete.

CP SINOS

A entidade é responsável por proporcionar oportunidades de processos licitatórios coletivos para compras de produtos, equipamentos e serviços a sete prefeituras do Vale do Rio dos Sinos integrantes do CP Sinos.

HISTÓRICO

O Consórcio Público da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos – CP Sinos foi concebido com a finalidade de oferecer às prefeituras da região da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvrs), uma forma ágil, segura e colaborativa de solução conjunta para problemas públicos comuns.

Possuindo personalidade jurídica de direito público, o CP Sinos integra a administração indireta de todos seus consorciados que, poderão no todo ou em parte, destinar pessoal e bens essenciais à execução dos serviços a serem realizados pelo Consórcio, bem como para a sua manutenção.

Além de aumentar a capacidade de realização dos municípios, conferindo maior eficiência na utilização dos recursos, os consórcios fortalecem a autonomia municipal uma vez que ampliam a capacidade de diálogo e negociação junto aos órgãos de outros entes da federação e entidades privadas. Por meio do consórcio é possível realizar desde compras de materiais básicos para os órgãos públicos - como medicamentos, alimentos, uniformes, câmeras de videomonitoramento, material hospitalar, de limpeza, etc. – até contratação de serviços (nas mais diversas áreas), inclusive de segurança e saúde.

Idealizado em 2016, o CP Sinos trilhou um percurso de convencimento dos prefeitos e vereadores quanto a sua necessidade à região, sendo que todas as cidades que o integram tiveram a adesão aprovada nos respectivos legislativos.  Fruto da conscientização dos gestores públicos de que unida a região do Vale do Rio dos Sinos pode mais, o CP Sinos almeja ser o intermediário para muitos projetos de desenvolvimento econômico e social para a região, sempre primando pelo bem maior de cada gestor público: sua comunidade.