Sapiranga, 14 de novembro de 2018

Prefeitura de Sapiranga inicia processo de informatização das Unidades de Saúde

Rede Lógica permitirá acesso on-line de médicos e enfermeiros a prontuário e exames de pacientes
Redator: Fonte: Prefeitura de Sapiranga 11/07/2018

Sapiranga está passando por um grande avanço na área da saúde. Um sistema de informatização está sendo implantado nas redes de saúde da cidade. Com esta novidade, médicos e enfermeiros terão acesso aos prontuários médicos e exames solicitados e realizados, interligando e facilitando assim o atendimento ao paciente. O processo de informatização iniciou pela Farmácia Municipal e pela Estratégia Saúde da Família (ESF) João Goulart. Este investimento tem o valor de R$ 176.300,00, provenientes de recurso próprio.

A informatização da Saúde vem sendo planejada há muito tempo em Sapiranga. Esse processo representa um grande avanço para o Município, como diz a prefeita Corinha Molling. “Faz parte da nossa Administração melhorar e modernizar nossos serviços. Com a informatização dos prontuários médicos e exames, conseguiremos economizar tempo e custos também. Nosso investimento em saúde é alto, investimos o dobro do que é previsto na Constituição. Hoje destinamos cerca de 30% do nosso orçamento para a saúde, quando nossa obrigação federal é de 15%.”

Com a informatização todos os dados médicos do paciente estarão interligados, o que facilitará o atendimento e qualificará ainda mais a saúde pública de Sapiranga. Além disto, a informatização trará mais precisão sobre o diagnóstico do paciente, pois o médico saberá com quais profissionais o paciente consultou e quais exames e tratamentos foi submetido, o que resultará em agilidade e economia aos cofres do Município, conforme explica a secretária municipal de Saúde, Janete Hess. “A realidade de hoje é que os usuários consultam em diversas unidades e os exames muitas vezes são solicitados repetidamente em virtude do profissional médico não ter o prontuário do paciente. Assim acontece com exames de imagem como Raio X e ecografia. Com a informatização será diferente, pois o médico saberá quais exames o paciente já realizou.”

O processo iniciou pela Farmácia Municipal e pela ESF João Goulart. As Estratégias de Saúde da Família já atendiam com sistema E-SUS, do Ministério da Saúde, e por este motivo já estão aptas para implantação. Já algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como do Amaral Ribeiro, Centenário, Vila Irma e Unidade de Saúde Especializada (USE) necessitam que a rede lógica e elétrica sejam feitas, o que já está acontecendo. As demais unidades serão informatizadas conforme cronograma firmado com empresa.

Processo de informatização

Todo este processo de informatização está sendo possível graças ao trabalho do Departamento de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura, que participa ativamente de todos os passos necessários para viabilizar a informatização. O diretor do Departamento, Everaldo Alves Mariano, destaca os trabalhos realizados pelo setor. “Nós acompanhamos todas as fases. Realizamos a adequação da rede interna preparando as UBSs para receberem os computadores, o projeto de instalação e configuração da rede metropolitana de dados para conectar as unidades entre si e internet e também fizemos o memorial descritivo e acompanhamento do processo licitatório para contratação de empresa para implantação de Software de Gestão de toda a Secretaria Municipal de Saúde”, explicou. Além da informatização das Unidades de Saúde, o Departamento também viabilizou neste ano a transmissão ao vivo da Escolha da Corte para a 35.ª Festa das Rosas. O evento que elegeu a rainha Giulia Kaiser Marques e as princesas  Bruna da Silva Pacheco e Caroline Waschburger Silva, dia 26 de maio, no Centro Municipal Lucio Fleck, pode ser acompanhado ao vivo pela comunidade no canal da Prefeitura no Youtube.