Sapiranga, 19 de agosto de 2018

Erradicação do trabalho infantil terá apresentação de teatro em Sapiranga

Secretaria Municipal de Assistência Social promove encontro nas escolas municipais, em Aepeti
Redator: Departamento de Comunicação 08/06/2018
Com o intuito de alertar sobre o início precoce das atividades profissionais em crianças, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Sapiranga promoverá na próxima terça-feira, 12 de junho (Dia Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil), a ação do Eixo  Mobilização e Informação nas escolas municipais. Os encontros ocorrerão às 8 horas e 13h30, no CME Ayrton Senna; às 9 e 15 horas (EMEF Rubaldo Emilio Saenger); às 10h50 e 16h30 (EMEF Floresta), para  800  alunos do 6.º ao 9.º ano, que poderão  acompanhar a apresentação da peça Navegue nessa Ideia, da Cia. Teatral Entre Linhas. A atividade contará ainda com a distribuição de material informativo sobre combate ao trabalho infantil, além  de squeezes personalizados. As escolas  selecionadas participaram da pesquisa de Identificação de Incidência de Trabalho Infantil.

AÇÃO
O Eixo Mobilização e Informação nas escolas municipais é uma atividade promovida pela Prefeitura de Sapiranga, por meio da  Secretaria Municipal de Assistência Social em Ações  Estratégicas do Programa de Erradicação Trabalho Infantil (Aepeti), a partir do apontamento de crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil. As ações ocorrem em cinco eixos: mobilização e informação, identificação e proteção social, defesa e responsabilização e monitoramento. A comissão do Aepeti é  formada por técnicos das secretarias municipais  de Assistência Social, Saúde e Educação, Cultura e Desporto; conselheiros tutelares; conselheiros do Comdica e representantes da sociedade civil.

TEATRO
Baseado nos estudos de que o trabalho infantil é reforçado por mitos culturais, produzidos ao longo da história, a apresentação teatral  busca alertar sobre os prejuízos para quem inicia precocemente em atividades profissionais.
A peça Navegue nessa Ideia, da Cia. Teatral Entre Linhas, apresenta a história de um navegador lendário e um jovem aprendiz, que  iniciam uma viagem em alto mar, ancorando o barco em terras distantes. O navegador, explorador dos mares e conhecedor da vida humana, introduz seu aprendiz nos conhecimentos sobre a vida.