Sapiranga, 21 de julho de 2018

PACOTE - Prefeita Corinha acompanha assinatura de projetos para a Segurança no RS

Governador Sartori sancionou 18 projetos de lei que tratam de questões como efetivo e equipamentos
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 11/01/2018
A prefeita Corinha Molling esteve nesta quinta-feira, 11 de janeiro, no Palácio Piratini, participando do Ato de Sanção do Conjunto de Leis  da Segurança Pública por parte do governador José Ivo Sartori. A cerimônia, que também teve a presença do secretário estadual  de Segurança Pública, Cezar Schirmer,  foi para oficializar o encaminhamento de projetos para a área de Segurança do Estado como ampliação de efetivo, isenção de ICMS para compra de veículos e equipamentos, a criação do Fundo Comunitário Pró-Segurança, as normas de segurança para estabelecimentos bancários e o reaproveitamento de servidores.

O evento teve início às 10 horas, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre com a presença de prefeitos, representantes das Polícias Civil, Militar e Federal, servidores e representantes da área de Segurança Pública, entre outros.

A prefeita Corinha destacou as medidas. ''Os projetos sancionados em prol da segurança dos cidadãos mostram que o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, está preocupado com a questão da violência nas cidades gaúchas. Acredito que o trabalho em parceria do governo estadual com os municípios possibilitará a criação de medidas, oportunizando mais segurança aos munícipes que trabalham contribuindo para o desenvolvimento de suas cidades.”

O PACOTE

O pacote com 18 projetos prevê medidas como o recrutamento de servidores aposentados do Instituto de Geral de Perícias e da Susepe para atividades de videomonitoramento e controle de tornozeleiras; ampliação de soldados da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros temporários, criação do fundo comunitário pró-segurança;  isenção de ICMS para aquisição de veículos e equipamentos (armas, munições, etc.) destinados à Segurança Pública; entre outros.

O governador Sartori destacou o trabalho da Assembleia Legislativa para a aprovação dos projetos. “É a prova de que, com parceria, é possível construir um Estado melhor para todos, com a agilidade que a sociedade espera”, ressaltou. Sartori falou que a sociedade mudou, que o mundo se encontra em constante transformação e que o Estado também precisa mudar. “Desde o início, nós nos disponibilizamos a liderar esse processo de mudança, para transformar a maneira de administrar o Estado”, frisou.

As mudanças foram propostas após diagnósticos e estudos de viabilidade feitos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e suas corporações: Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), e Instituto-Geral de Perícias (IGP).