Imprimir Fechar
Sapiranga, 15 de dezembro de 2017
Estamos pesquisando sua consulta.
Por favor aguarde alguns instantes!
conteúdo

SAÚDE - Numesc encerra a programação de capacitações de 2017

Município promoveu oficinas mensais de qualificação para profissionais da Saúde
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 05/12/2017
Ocorreram na última semana as três últimas capacitações do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da Secretaria Municipal de Saúde de Sapiranga. Os trabalhos durante todo o ano foram voltados para agentes das mais diversas áreas e setores da Saúde, passando por cursos para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes e servidores da UPA, UBSs, USFs, CAPS, Vigilância Sanitária, Setor de Endemias, entre outros.

A prefeita Corinha Molling destacou os trabalhos desenvolvidos durante o ano como um ação importante no sentido de aprimorar o atendimento e o conhecimento na área de Saúde. "A preocupação é de sempre oferecer o trabalho mais qualificado possível para que a Saúde, que sempre é uma prioridade na Administração Municipal, avance na questão do atendimento à comunidade."    

O objetivo dos trabalhos desenvolvidos durante o ano, segundo a secretária de Saúde, Janete Hess, foi "de qualificar o atendimento aos usuários e aos próprios profissionais da saúde, oferecendo educação permanente e continuada." Segundo Magda Ramison, coordenadora do Numesc, "o planejamento e organização das capacitações, cursos e eventos foram feitos de acordo com as necessidades levantadas pelas equipes da Secretaria de Saúde". 
 
ÚLTIMAS CAPACITAÇÕES
No dia 25 de novembro aconteceu a capacitação para Agentes Comunitários de Saúde sobre doenças transmissíveis, tratando de HIV, hepatites virais e sífilis, em trabalho coordenado pelo médico infectologista Rafael Missio, da Secretaria de Saúde. No dia 27 de novembro a capacitação foi para médicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) abordando o tema Insônia: Psicopatologia e Manejo Farmacológico, com o médico psiquiatra Daniel Mesquita do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria de Saúde. E no dia 28 de novembro ocorreu a última capacitação do ano com o tema Hipertensão Arterial para as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), com o médico Guilherme Sapira.

Entre as várias oficinas de capacitação oferecidas durante o ano  foram tratados temas como dependência química, atendimentos de urgência e emergência, alimentação saudável, prevenção de doenças, comunicação em grupos de trabalho, visitas domiciliares e o manejo com a diversidade social e cultural, acolhimento e atendimento ao público e pacientes, prevenção ao suicídio,  políticas publicas municipais e estaduais na área da Saúde Mental, câncer bucal e atendimento pré-hospitalar de vítimas de mal súbito e acidentes, entre outros assuntos. Para 2018, a Secretaria de saúde já projeta novos trabalhos para esta capacitação contínua dos profissionais de Saúde de Sapiranga. 
voltar