Imprimir Fechar
Sapiranga, 20 de novembro de 2017
Estamos pesquisando sua consulta.
Por favor aguarde alguns instantes!
conteúdo

PARCÃO - Sapiranga inaugura seu moderno Skatepark padrão internacional

Em dia de abertura da Festa das Rosas Sapiranga abre oficialmente seu novo complexo esportivo
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 14/11/2017
O Parque Municipal do Imigrante, principal espaço de lazer de Sapiranga e ponto de encontro de famílias e das festas do Município, que atravessa por um grande projeto de revitalização e valorização, terá neste dia 15 de novembro, além da abertura da 34.ª Festa das Rosas, um marco na sua reestruturação. Serão entregues à comunidade, às 14 horas, o Skatepark Municipal Lauro Campos de Moraes (com pista vertical coberta de padrão internacional e pista de street) e a Quadra Poliesportiva Ruthard Harald Augustin, projetada para a prática de vôlei, futsal, handebol e basquete.

As obras transformam o Parcão em um local de referência para lazer e esporte, sendo que a pista coberta de skate vertical é uma das mais modernas do País, atendendo a padrões exigidos pelo esporte para competições internacionais. Os espaços esportivos receberam os nomes de Lauro Campos de Moraes (Boca) e Ruthard Harald Augustin, dois nomes que contribuíram para o desenvolvimento do esporte na cidade, respectivamente, no skate e no futebol e handebol.

A prefeita Corinha Molling destaca as obras no Parque como um investimento no lazer e no esporte da cidade.  "Desde a época de prefeito do meu marido, o deputado Renato Molling, o Parque do Imigrante vem recebendo investimentos para que se tornasse um espaço mais utilizado pela comunidade. Nossas  principais festas são nele e nos últimos anos estamos investindo no lazer e esporte no local. Este moderno Skatepark e a quadra poliesportiva são mais uma forma de darmos opções à comunidade de lazer e esporte em um ambiente  saudável e de convívio em sociedade. Nosso parque é hoje um modelo de bom aproveitamento de um espaço público privilegiado." 
 
 SKATEPARK COM PADRÃO INTERNACIONAL 

O Skatepark de Sapiranga traz duas pistas: uma de street e outra (grande destaque do complexo) de skate vertical na modalidade bowl com cobertura e arquibancadas e traçado dentro de padrões internacionais de competição. A pista street, construída neste ano, traz obstáculos (degraus e corrimãos e rampas) construídos em piso concretado, como uma área de 895 metros quadrados. O skatista e empreiteiro Rodrigo Saito, responsável pela execução da pista street,  considerou o projeto do Skatepark de Sapiranga como um dos melhores do Brasil. “As pistas representam o que há de melhor na atualidade para a prática do skate. Inclusive, respeitando padrões exigidos para a modalidade de esporte no mais alto nível. A Prefeitura de Sapiranga se preocupou com a infraestrutura  das pistas. Por isso, serão construídas em espaço adequado e dentro dos padrões que o esporte  necessita. O Skatepark de Sapiranga será  referência nacional”, afirmou Saito.
A pista vertical coberta do Parcão é um dos complexos mais modernos do Estado e poderá receber competições até de nível internacional. São quatro bowls (bacias) para a prática da modalidade vertical, compreendendo 1.130 metros quadrados de área coberta, incluindo  espaço para arquibancada. 
 
 
 QUADRA POLIESPORTIVA 

A Quadra Poliesportiva Ruthard Harald Augustin foi projetada para a prática de vôlei, futsal, handebol e basquete no Parcão. Feita em piso concretado, a quadra tem cercamento com alambrado (tubos e telas galvanizadas de 2,5 metros de altura nas laterias e 5 metros nas linhas de fundo) e dois portões de acesso. O piso tem pintura poliesportiva com as demarcações necessárias para a prática de vôlei, futsal, handebol e basquete, além da instalação de conjuntos mastros e rede móveis para o vôlei, traves para goleiras fixas e tabelas fixas de vôlei. O entorno traz piso de  acesso em concreto intertravado com borda de 2 metros  de largura,  bancos, lixeiras e iluminação, além de paisagismo com o plantio de mudas de  árvores e arbustos floríferos.
 ''A quadra e o skatepark serão espaços privilegiados destinados  à prática de esportes e valorizarão ainda mais o Parcão que recebe milhares de pessoas nos fins de semana. Além disso, a comunidade poderá usufruir o entorno do local para lazer com a família e amigos, já que a área receberá  paisagismo e iluminação”, destacou  secretário municipal de Planejamento Carlos Maurício Regla.
Os recursos do Skatepark vieram através de emenda parlamentar do deputado federal Renato Molling junto ao Ministério do Esporte  com contrapartida do Município. Já a quadra poliesportiva teve verba vinda através de emenda do deputado João Derli junto ao Ministério do Esporte, também com contrapartida municipal. 
 
 
 
 OS HOMENAGEADOS 
 
SKATEPARK MUNICIPAL LAURO CAMPOS DE MORAES
Lauro Campos de Moraes, nascido em Sapiranga, em 11 de dezembro de 1986, era o filho mais novo entre sete irmãos. Na cidade era mais conhecido como Boca, por sempre exibir um sorriso largo. Morava com a mãe, Olinda de Lourdes, na Rua Luis Gama, bairro São Luiz. Sempre dedicado à família e amigos, passou a adolescência toda em função do skate. Formou, juntamente com os amigos skatistas, a Associação de Skate Sapiranga - ASKTS. Deu início a uma das escolinhas de skate do Município, chegando a investir do próprio bolso para promover o skatismo na cidade. Boca faleceu em um acidente aos 26 anos, em 23 de junho de 2013.
 
QUADRA POLIESPORTIVA MUNICIPAL RUTHARD HARALD AUGUSTIN
Ruthard Harald Augustin, nascido em 29 de agosto de 1928, era casado com Léa Schütz Augustin (in memorian) e teve dois filhos, três netos e dois bisnetos. Seu Haraldm como era chamado, foi industrialista (Calçados Nuqui) e um dos fundadores do Clube Atlético Cairu, onde foi jogador, diretor e presidente por muitos anos. Fez parte do TJD do Sesi, foi presidente da Liga de Futebol Amador de Sapiranga, atuou ativamente no handebol e no futebol de Campo. Também presidiu o Rotary Club de Sapiranga. Faleceu aos 82 anos, em 19 de fevereiro de 2011. 
voltar