Sapiranga, 18 de outubro de 2017

SAÚDE - Técnicos de Enfermagem aprendem sobre emergência e urgência

Encontro abordou temas como os conhecimentos básicos de primeiros socorros
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 11/10/2017
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), promoveu na manhã e tarde de terça-feira, 10 de outubro, a oficina de  capacitação em atendimentos de urgência e emergência para técnicos de enfermagem da UPA 24 Horas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Sapiranga.

O encontro de capacitação ocorreu  no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, tendo como palestrantes o coordenador da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Sapiranga, Leandro Batista da Costa, e a enfermeira Marlete Nicloti, da UBS São Luiz. Eles trataram de assuntos relativos ao atendimento de suporte básico de vida, como os procedimentos em caso de parada cardiorrespiratória (PCR) e o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Da Costa explicou os primeiros passos no atendimento pré-hospitalar em casos como os de acidente vascular cerebral (AVC), traumas, convulsões, desmaios, queimaduras. ''A capacitação buscou integrar os profissionais de diferentes setores da Secretaria de Saúde do Município, agregando conhecimento da área de urgência e emergência”, destacou  a  coordenadora do Numesc, Magda Ramison.