Sapiranga, 20 de novembro de 2017

TRADIÇÃO - Chama Crioula é acesa no Acampamento Farroupilha de Sapiranga

Até 20 de setembro, Parcão recebe shows diários e programação oferece diversas atrações
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 10/09/2017

Foi acesa a Chama Crioula no Acampamento Farroupilha de Sapiranga. A solenidade na área central do Parque Municipal do Imigrante ocorreu no início da noite de sábado, 9 de setembro,  com a participação de autoridades e lideranças tradicionalistas. Sessenta cavalarianos trouxeram a centelha da Chama Crioula de Dois Irmãos a Sapiranga, abrindo os festejos farroupilhas na Cidade das Rosas, que até o dia 20 de Setembro, oferecerão muita comida campeira, chimarrão e música gaúcha com shows diários no Parcão, que recebe número recorde piquetes neste ano.

A CHAMA

A Chama Crioula foi acesa no Acampamento após a solenidade de abertura ocorrida no 7 de setembro, com a presença da prefeita Corinha Moilling (clique aqui e saiba mais). Na chegada da centelha e acendimento da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha, as autoridades destacaram a bravura e a determinação do povo gaúcho fazendo história no Brasil, além do sucesso do acampamento demonstrando o respeito com as tradições do Sul do país. ”O ambiente no Parcão é de respeito entre as pessoas. Prestigiar a nossa cultura é demonstrar a força e a união do nosso povo. O Acampamento Farroupilha de Sapiranga é um evento de sucesso que vem crescendo a cada ano”, destacou o secretário Fernando Hanauer.

Participaram do ato de acendimento da Chama os secretários municipais Carlos Maurício Regla (Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade) e Eduardo Freese (Obras Públicas e Serviços Urbanos); o presidente do Legislativo sapiranguense, José Aristides Figueiró de Moura (o Juca), e vereadores; representantes de concursos tradicionalistas e de Centros de Tradições Gaúchas (GTGs); comunidade sapiranguense, além de visitantes de cidades da região, que acompanharam a cerimônia  ao som do Hino do Rio Grande do Sul.

ATRAÇÕES

O sábado com as apresentações musicais da tradição campeira gaúcha iniciou às 16 horas, no pavilhão central do Parcão com o show tradicionalista da voz e violão do artista sapiranguense, Murilo Finger. Já às 19 horas, teve baile fandangueiro com o show da Locomotiva Campeira, que seguiu animando a gauderiada , com a noite encerrando ao ritmo do Som Campeiro.

O MAIOR DA REGIÃO

Considerado um dos maiores do interior do Estado e o maior da região, o Acampamento Farroupilha de Sapiranga tem 84 piquetes instalados (quase o triplo do registrado em 2013) formando a grande cidade crioula do Parcão. No pavilhão central, onde ocorrem os shows diários, estão instalados os CTGs Pedro Serrano, Galpão Sentinela do Pago e Desgarrados da Querência, que formam uma grande praça de alimentação gaudéria, com pratos campeiros como a galinha caipira, vaca atolada, carne de panela e carreteiro, entre outros acompanhamentos e lanches, sendo servidos em almoço ao meio-dia e janta à noite por volta das 20 horas.

Além dos shows diários e o festival de comidas campeiras e música nos piquetes e pavilhão central, estão instalados no Parcão espaços de artesanato e venda de produtos, além do parque de diversões e área de brinquedos infláveis e camas elásticas para a criançada.

Durante a semana e domingos o Parque do Imigrante, que abrirá diariamente à 6 horas, terá o encerramento das atividades por volta das 22 horas. Nos sábados e no dia 19 (véspera do feriado de 20 de setembro) a festa se estende um pouco mais, com fechamento da programação previsto para as 2 horas da madrugada.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2017

QUINTA-FEIRA - 7 DE SETEMBRO