Sapiranga, 18 de outubro de 2017

SAÚDE - Prefeita Corinha participa da celebração do Curso de Medicina na Unisinos

Curso autorizado pelo governo federal conta com a parceria de Sapiranga
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 07/08/2017
A prefeita Corinha Molling, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Janete Hess, participou nesta segunda-feira, 7 de agosto, do encontro oficial de apresentação do curso de Medicina da Unisinos, autorizado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira, 1.º de agosto. A solenidade ocorreu na Unisinos, em São Leopoldo, com a participação do reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, e os prefeitos Ari Vanazzi (São Leopoldo), Luciano Orsi (Campo Bom) e Luís Rogério Link ( Sapucaia do Sul), representando as cidades parceiras no projeto; e o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba;  e a  coordenadora de Medicina, Nêmora Barcello.

A prefeita Corinha destacou o esforço da instituição em conseguir  trazer o curso à região. ''Parabenizo o reitor Marcelo de Aquino e  a equipe da Unisinos pela importante conquista. O curso de Medicina oportunizará aos estudantes a possibilidade do conhecimento em sala de aula,  paralelo ao trabalho  com atendimentos humanistas desenvolvidos em campo nas casas de saúde dos nossos municípios. Nossa população precisa de médicos com perfil humanista. Sapiranga sempre foi parceira da Unisinos e sempre será.”

O reitor Marcelo de Aquino, após dar as boas vindas aos convidados, destacou o avanço do curso de Medicina na região. ''A implantação da Medicina  na Unisinos dará um impulso significativo na área de saúde nos próximos anos.”
Durante o encontro foram apresentados slides com o histórico de todo o processo iniciado em 2013, com introdução, o projeto de implantação e os objetivos do curso, além das premissas que perpassam o currículo do curso de Medicina na Unisinos. A reunião encerrou com um coquetel e uma visita guiada aos laboratórios de microbiologia da Universidade.

PARCERIA

Ao longo do processo, a Universidade e os municípios parceiros trocaram diversas informações e realizaram vários encontros para fortalecer a conquista do curso para a região. O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, destacou esta caminhada de quatro anos em busca do curso. “O curso nasce na cidade de São Leopoldo, mas tem impacto em toda região. Os municípios de Campo Bom, Sapiranga e Estância Velha firmaram essa parceria com a Unisinos lá no início e nos deram força para alcançar esta conquista”, lembrou Borba.

A coordenadora de Medicina, Nêmora Barcellos, falou do projeto do curso de formar médicos com um perfil ético e humanista, que considere não só dados individuais, mas regionais. “Nosso objetivo é formar médicos que se relacionem com o paciente, a família e a sociedade em que está inserido”, destacou.
Padre Marcelo encerrou a reunião lembrando uma história antiga, de quando começou a pensar sobre saúde pública, ao ver uma fila de pessoas aguardando atendimento pelo SUS, isso há mais de 30 anos. “Através da nossa rede nós podemos universalizar o atendimento de boa saúde para todos. Isso é inclusão.”