Imprimir Fechar
Sapiranga, 21 de julho de 2017
Estamos pesquisando sua consulta.
Por favor aguarde alguns instantes!
conteúdo

CULTURA - Balé Origens se prepara para participar de três festivais na Bulgária

Grupo de dança representará o Brasil na Europa com o apoio da Prefeitura de Sapiranga
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 10/07/2017
A dança gaúcha e brasileira mais uma vez será apresentada para o mundo pelo Balé Folclórico Origens de Sapiranga, que de 18 de julho a 6 de agosto estará em solo europeu. Os eventos que marcarão a turnê do grupo serão realizados na Bulgária, na capital Sófia e nas cidades de Plovdiv e Kyustendil.

"Sapiranga se sente honrada e orgulhosa em ter um grupo tão valoroso, que busca cultivar a nossa cultura local e também do Brasil com a apresentações maravilhosas. O Município vem apoiando este trabalho desde o seu início e o resultado são estas importantes participações em festivais pelo mundo afora", destaca prefeita Corinha Molling, que no último sábado esteve com o grupo, em uma sessão de fotos que incluiu, além do figurino de dança, a prova dos abrigos doados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga. O presidente da CDL, Flávio Barth, também participou do registro ao lado da coordenadora do Origens, Janice Mödinger, e do corpo coreográfico.   

O roteiro começa pelo 21.º International Folk Festival Vistosha (que é competitivo e ocorre de 20 a 26 de julho), em Sófia; passa pelo 13.º International Folklore Festival Srebarna Pafta, em Kyustendil (27 a 30 de julho), e se encerra no International Folklore Festival Plovdiv, em Plovdiv (31 de julho a 5 de agosto). 

A viagem do Origens tem o apoio da Prefeitura de Sapiranga, que mantém o grupo. O Balé Origens arrecadou também recursos através de espaço de comercialização em festas do Município (Festa das Rosas, aniversário da cidade, Festa do Trabalhador), no Parque Municipal do Imigrante. Além disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga patrocinou 20 conjuntos de abrigos. 
 
 OS EVENTOS 

O Balé Origens foi o único grupo brasileiro a passar pela seletiva e a se credenciar para o evento na capital búlgara. Para garantir presença e representar bem o Brasil, a equipe trabalhou intensamente na preparação e nos ensaios. O 21.º International Folk Festival Vistosha, em Sófia, é o único competitivo da turnê, recebendo 11 grupos da Europa, Ásia e América.

Já o festival de Kyustendil (cidade histórica que fica a 90km de Sófia e que é conhecida pelos balneários de água mineral) é uma mostra tradicional búlgara que reúne cerac de 400 bailarinos e dançarinos de grupos do país e convidados de cinco países (entre eles, neste ano, o Brasil, com o Origens). 

O Balé Origens encerra seu giro europeu em Plovdiv, a segunda cidade mais populosa da Bulgária, que fica a 100 quilômetros da capital, e que tem uma forte história cultural na Europa. O International Folklore Festival Plovdiv, criado há 23 anos, já recebeu mais de 8 mil dançarinos de 47 países em suas duas décadas de realização, eo destaque são as apresentações no imponente Ancient Theatre of Philipoppol, no palco de um anfiteatro construído na época do império romano há quase 2 mil anos. 
 
 ORIGENS 

O Balé Folclórico Origens, considerado patrimônio cultural de Sapiranga, foi oficializado pela Lei Municipal 2.008 de 14 de maio de 1994. É um grupo de projeção folclórica, fundado pelo desejo de dançar e explorar a diversidade do folclore brasileiro. 

O grupo é formado por dançarinos que dedicam parte do seu tempo a arte. O Balé é formado pelo grupo adulto (que se dedica ao folclore brasileiro); grupo juvenil (que interpreta danças da cultura alemã, espanhola, italiana, portuguesa e argentina); e o grupo mirim, que faz a iniciação dos pequenos à dança.
 
 HISTÓRICO 

Com quase 23 anos de estrada, o Balé Origens já levou a cultura brasileira a diversos lugares do mundo, representando Sapiranga e o Brasil em diversos festivais. 
- Em 2000, representou o Brasil, no 19.º Festival de Danzas Folkloricas Festidanza, em Arequipa, Peru.
- Em 2006, esteve no 16.º Encuentro de Folclor Latinoamericano, de Antofagasta, no Chile. Neste mesmo ano esteve também no Paraguai.
- Em 2010, o Balé representou o Brasil no 3.º Encuentro Internacional de Folklor Mi Peru, em Lima, Peru.
- Em 2011, na 60.ª Fiesta de La Fruta y de Las Flores, de Ambato, Equador.
- Em 2012, representou o Brasil no 17.º Festival Zacatecas Del Folclor Internacional, no México, considerado um dos maiores festivais do mundo.
- Em 2013, esteve no 54.º Festival de Folklore de Jambes e Namour, na Bélgica, e no 15.º Festival International Danses et Musique du Monde de Cugand, na França.
- Em 2015, na 64.ª Fiesta de La Fruta y de Las Flores, de Ambato, Equador, e no 1.º Encuentro de Danzas Folcloricas La Paz Maravillosa, na Bolívia.
- E, em 2016, no 10.º Festival de Folclore Danzando em La Perla del Norte, em Chepen, no Peru.
voltar