Sapiranga, 23 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO - Câmpus do IFSul é entregue oficialmente em Sapiranga

Prefeita Corinha destacou a conquista após corrida para não se perder a instalação no Município
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 12/06/2017
A solenidade oficial de inauguração do câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSul) em Sapiranga ocorreu nesta manhã de segunda-feira, 12 de junho.

A prefeita Corinha Molling destacou a conquista, que em 2013 teve uma corrida contra o tempo para que o Município não perdesse a instalação do IFSul devido a problemas na área reservada pela administração anterior. "Foi graças a um esforço de nossa Administração, que estava, então, em seu início, que Sapiranga conseguiu assegurar que o IFSul fosse construído onde está hoje."

O evento teve a recepção do público com o grupo de música formado por estudantes da instituição, e seguiu com as  palavras do reitor Marcelo Machado agradecendo a presença da prefeita Corinha e do público.

''Quero neste momento  saudar as pessoas aqui  presentes, em especial  a prefeita Corinha Molling e o deputado federal Renato Molling, que tanto se empenharam na liberação da área para a construção do Câmpus Sapiranga. A inauguração coloca a cidade de Sapiranga como exemplo de trabalho público para o desenvolvimento das pessoas na região”, destacou Machado.

A solenidade aconteceu às 11 horas, no auditório da Instituto Federal, com a mesa formada pela prefeita Corinha Molling; o deputado federal Renato Molling; reitor do IFSul Marcelo Bender Machado; diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Rita de Cassia Costa e André Capellão de Paula, representando a direção do IFSul Sapiranga.

Também estiveram no ato solene, representando o Executivo Municipal, a secretária municipal Cláudia Kichler e a diretora do Departamento Pedagógico Ivonete Pescador Ferreira da Secretaria Municipal Educação Cultura e Desporto.

CONQUISTA

Em seu discurso, a prefeita Corinha saudou os estudantes do IFSul pela dedicação em busca do conhecimento, além do esforço que a atual administração teve que desempenhar para  a realização do Campus. "Agradeço a presença de todos aqui neste dia tão importante. Esta unidade representa um avanço na educação do Município e região e é uma possibilidade dos estudantes obterem uma profissão."

O instituto funciona na cidade desde 2013 (ano em que foi delimitada a área atual), quando iniciou suas atividades em espaço junto à uma escola municipal, transferindo-se aos poucos para o novo câmpus a partir de 2014.

CORRIDA PARA NÃO PERDER O ESPAÇO

Após a solenidade, Corinha ainda destacou que o Câmpus Sapiranga é uma grande conquista da comunidade sapiranguense que atingirá  às pessoas de toda a região. "Não fosse o nosso trabalho em conjunto com José Luiz Lopes Itturriet (diretor geral do IFSul Sapiranga); o deputado federal Renato Molling; a tabeliã Celita Barreta Slomp (do Tabelionato de Notas); e Acir José Wide (do Oficio dos Registros Públicos de Sapiranga), com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, esta grandiosa obra estaria  perdida. O ex-prefeito, após perder a eleição em 2012, estava consciente da doação da área sem a devida  matrícula para a construção do Câmpus Sapiranga. Com isso, corríamos o risco de perder a obra, não fosse a nossa competência, esforço e muito trabalho para reverter a situação em tempo ”, destacou a prefeita Corinha.

O evento encerrou com a apresentação da placa do ato. A prefeita Corinha Molling e o deputado Renato Molling, juntamente com o reitor Marcelo Bender Machado e a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Rita de Cassia Costa apresentaram a placa do Ato Solene de Entrega do Câmpus Sapiranga à comunidade, trazendo a portaria N.º 993, de 7 de outubro de 2013, de autorização de funcionamento do IFSul - Câmpus Sapiranga.
Fotos: Hermes Reich/Departamento de Comunicação