Sapiranga, 18 de outubro de 2018

35.ª FESTA DAS ROSAS

Local: Parque Municipal do Imigrante Data Início: 09/11/2018 Data de Término: 18/11/2018

A Festa das Rosas é uma marca de Sapiranga e do Vale do Sinos, que consolidou o título de Cidade das Rosas ao Município, em um dos eventos municipais mais antigos e tradicionais do Estado, ganhando, inclusive, selo comemorativo dos Correios em 2014, quando se marcou os 50 anos de criação do evento. O potencial turístico, ampliado nacionalmente pela prática do voo livre no Morro Ferrabraz, é hoje celebrado nesta festa que atrai milhares de visitantes todos os anos.

A história da festa foi iniciada há 53 anos (embrionária do concurso dos mais belos jardins e buquês de rosa da cidade e chá dançante promovido pelo Lions Clube), sendo oficializado o evento pela Lei Municipal de 4 de novembro de 1964 para ocorrer entre outubro e novembro. Assim, a partir de 1965, Sapiranga passou a realizar Festa das Rosas, sendo, a cada edição, eleita uma corte (com rainha e princesas) para representar a cidade e divulgar o evento.

Do início mais simples com concursos de jardins e buquês, vieram, com a participação e organização ativa da sociedade, os desfiles, a exposição industrial dos principais produtos do município, apresentação de corais, bandinhas e bandas marciais. Até 1986 a festa ocorreu regularmente, mas aí, por questões econômicas, seguiram-se 11 anos sem o evento.

A festividade ganhou um novo status no seu resgate na segunda metade dos anos 1990, quando shows populares foram agregados ao espírito comunitário do evento. Em 1997, resgatando valores comunitários, na gestão do então prefeito Renato Molling, a Festa das Rosas voltou a acontecer, sendo realizada a partir de então no Parque Municipal do Imigrante, apostando na gastronomia, apresentações artísticas, exposição industrial, cultural e esportiva. A partir daí, a festa voltou a receber o tratamento de destaque merecido, crescendo e tornando-se o grande evento da cidade, chegando a reunir, em 2016, o público recorde de sua história com mais de 140 mil visitantes em cinco noites de grandes shows com entrada gratuita, uma conquista da atual Administração, a partir de 2015, na busca de fazer uma festa realmente popular e acessível a todas as classes, com atrações nacionais, como, Fernando & Sorocaba, Marcos & Belutti e Paralamas do Sucesso, nos últimos dois anos.

A programação completa será divulgada em breve.