×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Serviços

Novembro Azul terá ações voltadas aos homens nas unidades de saúde


O mês de novembro a programação especial é para os homens que recebem uma atenção especial da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde no Novembro Azul. A campanha deste ano tem como tema “Seja herói da sua saúde”. Conforme a pasta, a cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. “Queremos alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde, fazer exames que podem prevenir uma série de outras doenças.”

As ações do dia 7 de novembro terão foco na prevenção ao câncer de próstata. Conforme o médico urologista Eduardo Mastalir, "além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% dos homens acima de 50 anos, gerando dificuldade de micção, e a prostatite, que é a inflamação da glândula. Assim, a avaliação da próstata é importante."

Neste dia de atividades serão oferecidos pelas unidades de saúde, consultas médicas, testes rápidos para hepatites virais, sífilis, HIV, além de coletas CP. As ações do Novembro Azul ocorrem de acordo com os horários de funcionamento das unidades de saúde.

 

O NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul é o nome dado ao movimento mundial criado para a conscientização do câncer de próstata e visa sensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer através de medidas preventivas como o exame de sangue PSA e o toque retal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o recomendável é que todos homens acima dos 45 anos façam o exame de próstata anualmente. O Novembro Azul também é um mês de conscientização do diabetes, outra doença que atinge milhares de homens.

 

PROGRAMAÇÃO - 7 DE NOVEMBRO

- Unidade Sanitária: Atenderá das 8h30 às 12 horas. Serão disponibilizados 50 consultas médicas para homens com 50 anos ou mais, testagem rápida para hepatites virais, sífilis e HIV.

- ESF João Goulart: Atenderá das 8 às 17 horas. Serão ofertadas consultas médicas, odontológicas, testagem rápida para hepatites virais, sífilis e HIV. Além disso, dando continuidade ao Outubro Rosa, coletas CP conforme agenda aberta para atender pacientes.

- ESF Oeste: Atenderá das 8 às 12 horas. Serão ofertadas 30 consultas médicas, odontológicas, testagem rápida para hepatites virais, sífilis e HIV.

- ESF Morada São Luiz: Atenderá das 8 às 17 horas. Serão ofertadas consultas médicas, odontológicas, testagem rápida para hepatites virais, sífilis e HIV.

- UBS São Luiz: Agenda fechada.
Ofertará consultas médicas aos homens de empresas calçadistas do município, onde foram disponibilizadas 45 consultas médicas e testagem rápida para hepatites virais, sífilis e HIV.

- ESF São Paulo: Atenderá das 8 às 12 horas. Serão ofertadas consultas odontológicas, testagem rápida para hepatites virais, sífilis e HIV. Além disso, dando continuidade ao Outubro Rosa, coletas CP conforme agenda aberta para atender pacientes.

As demais unidades de saúde darão continuidade nos atendimentos, priorizando a saúde do homem.

 

 

 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo