×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Festa das Rosas

Festa das Rosas


A Festa das Rosas é uma marca de Sapiranga, que ratificou ao Município o título de Cidade das Rosas. O potencial turístico, ampliado nacionalmente pela prática do voo livre no Morro Ferrabraz, é hoje celebrado nesta festa que reúne e atrai milhares de pessoas todos os anos.

A história da festa foi iniciada há 52 anos (embrionária do concurso dos mais belos jardins e buquês de rosa da cidade e chá dançante promovido pelo Lions Clube), sendo oficializado o evento pela Lei Municipal de 4 de novembro de 1964, quando as festividades passaram a ocorrer em outubro/novembro e uma corte (com rainha e princesas) passou a ser eleita para representar a cidade a partir de 1965.

Do início mais simples com concursos de jardins e buquês, vieram, com a participação e organização ativa da sociedade, os desfiles, a exposição industrial dos principais produtos do município, apresentação de corais, bandinhas e bandas marciais. Até 1986, a festa ocorreu regularmente, mas aí se seguiram 11 anos sem o evento.

A festa ganhou um novo status no seu resgate na segunda metade dos anos 1990. Em 1997, resgatando valores comunitários, a Festa das Rosas voltou a acontecer no Parque Municipal do Imigrante, apostando na gastronomia, apresentações artísticas, exposição industrial, cultural e esportiva. A partir daí, a festa voltou a receber o tratamento de destaque merecido, tornando-se o grande evento da cidade, chegando a reunir, em 2015, mais de 120 mil visitantes em quatro noites de grandes shows com entrada gratuita.



© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo