×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob de Sapiranga

Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob de Sapiranga


O Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) do Município de Sapiranga (PlanMob) tem como objetivo a garantia de circulação urbana efetiva, eficaz e eficiente, viabilizando a convivência organizada e segura entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, respeitando as regras do Código de Trânsito Brasileiro, e projetando. Ele projeta redução das desigualdades físicas e sociais e proporcionar a inclusão social; melhorias no sistema de mobilidade de forma a garantir a acessibilidade e segurança em todo o sistema; assegurar a redução de emissão de poluentes no deslocamento de pessoas e cargas; promover gestão democrática como instrumento e garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.

O PlanMob cumpre a exigência da Lei 12587/2012 para que cidades brasileiras elaborem Plano Diretor de Mobilidade Urbana para ter acesso a recursos federais para obras de transporte urbano.

Entre as medidas, está o mapeamento dos pontos críticos no fluxo viário da cidade e viabilização de ações para reduzir acidentes de trânsito, seja com medidas de redução de tráfego, remodelação ou melhorias na sinalização e condições das vias.

O PlanMob valoriza alternativas de transporte, do coletivo ao não motorizado, principalmente para reduzir na cidade o crescente uso individual de carros (com apenas o motorista a bordo), o que causa problemas de fluxo nas vias principais, além de maior poluição. A ideia é dar prioridade a deslocamentos não motorizados em relação aos motorizados, assim como a prioridade do transporte coletivo em relação ao transporte motorizado individual.

Também busca assegurar a redução de emissão de poluentes no transporte de pessoas e cargas, com maior fiscalização e soluções de deslocamentos inteligentes, e a qualificação da infraestrutura de circulação de pedestres e ciclistas, com soluções seguras e práticas, é uma das prioridades, projetando uma cidade com menos poluição e mais humana.

A ideia é promover também a acessibilidade de portadores de necessidade especiais, o resgate do passeio público pela calçada e a socialização dos espaços públicos, valorizando e dando prioridade às pessoas ao invés dos veículos.

O PlanMob busca projetar soluções de curto, médio e longo prazo que devem ser revisadas e, se necessário, redirecionadas de dez em dez anos para promover o desenvolvimento ordenado da cidade e o bem estar do cidadão.



© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo