Sapiranga disponibiliza entrega de medicações da Farmácia de Medicamentos Especiais

Data de publicação: 26 de março de 2020

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde comunica medidas de enfrentamento ao Covid-19 na Farmácia de Medicamentos Especiais (FME). Para ter acesso aos medicamentos, o usuário precisa, primeiramente, ser atendido por um médico credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazer todos os procedimentos, como exames e definição da doença e tratamento. Todos os documentos devem então ser encaminhados à Farmácia de Medicamentos Especiais, que encaminhará as solicitações e comprovantes aos cuidados do farmacêutico do Estado. Este fará a liberação, ou não, da medicação. As medicações liberadas são buscadas no setor de distribuição do Estado.

Diante da indicação de permanecer em casa, a Farmácia de Medicamentos Especiais adotou medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus. Desta forma, idosos ou usuários do grupo de risco podem solicitar que um representante retire os medicamentos. No caso de ser um parente (como pai e filho), basta apresentar o documento de identificação de quem for retirar o medicamento. No caso de ser um conhecido, é preciso apresentar documento de identificação de quem for retirar e o documento do usuário (original ou cópia), assim como uma declaração autorizando a retirada (pode ser escrita a mão) da medicação.

Além disso, pacientes podem entrar em contato com a farmácia e agendar a entrega em seu domicílio. A Secretaria Municipal de Saúde pede que a comunidade coopere com o serviço, prontamente informando o correto endereço para a entrega. Orientações quanto as receitas serão fornecidas via telefone, pelos responsáveis pela FME. Número: 3959-1015 ou 3959-1006, ramal 219.