×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Prefeitura esclarece procedimentos para realização do teste para Covid-19 em Sapiranga

Data de publicação: 25 de março de 2020
Fotos: Departamento de Comunicação
Crédito da notícia: Departamento de Comunicação



A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que os procedimentos para a aplicação do teste que confirma o contágio pelo Covid-19 (coronavírus) segue o fluxo estabelecido pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e Secretaria Estadual da Saúde (SES). Desde 20 de março, quando o Governo do Estado e Ministério da Saúde declararam área de transmissão comunitária, o COE conduz a respeito da mudança de orientação da coleta para diagnóstico laboratorial do Covid-19.

As estratégias de vigilância e controle da pandemia são, nesta fase, alteradas para a vigilância de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, assim como para a Síndrome Gripal nas Unidades Sentinelas, conforme rotina estabelecida. Assim, neste momento, será realizada a vigilância de profissionais de saúde que atendam a definição de suspeita para o Covid-19, sendo indicada a coleta nas vigilâncias epidemiológicas dos municípios.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, a partir da disponibilidade de testes rápidos, anunciados pelo Ministério da Saúde, e da aquisição de um quantitativo extra pelo Estado, esta e outras estratégias de testagem serão reformuladas e orientadas em um novo documento. Desta forma, para o controle e vigilância do Covid-19, o Município segue as definições e orientações da nota informativa do COE e SES, de 23 de março de 2020, conforme segue:

A Portaria Nº 454/2020 do Ministério da Saúde adotou, como medida não farmacológica, o isolamento domiciliar, por 14 dias, para pessoas com sintomas respiratórios, independentemente de confirmação laboratorial, bem como das pessoas que residem no mesmo endereço. A indicação de coleta para investigação de Síndrome Respiratória Aguda Grave será para aqueles que se encontram internados nos hospitais.

 

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo