×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Famílias pré-candidatas ao Loteamento Voo Livre concluem curso de capacitação profissional

Data de publicação: 13 de fevereiro de 2020
Fotos: Departamento de Comunicação
Crédito da notícia: Departamento de Comunicação



A tarde da última quinta-feira, 6 de fevereiro, marcou o fim de um ciclo para 80 famílias. Um representante de cada família, participante do Projeto Técnico Social - Curso de Culinária, recebeu o certificado de conclusão do curso, no Auditório da Smed, desenvolvido pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, em parceria com Caixa Econômica Federal, e Coopssol Capacitação e Formação. 

O curso foi ministrado para as famílias pré-candidatas a receberem uma casa no Loteamento Popular Voo Livre, no bairro Ferrabraz. O processo de distribuição das unidades segue em trâmite na Caixa Econômica Federal. São 80 unidades habitacionais e, através dos cursos de capacitação, a Administração visa preparar seus cidadãos para empreenderem e se inserirem no mercado de trabalho, para que assim, quando instalados nas novas moradias, tenham novas fontes de renda e sustento. “Os certificados entregues hoje comprovam que eles participaram da capacitação e estão aptos a trabalhar na área. A entrega destes certificados ocorre graças ao empenho de todo o departamento que trabalhou durante meses neste projeto, em cima de documentação, listas de presença e conciliação de horários”, pontua Cláudia Flores, diretora de habitação do Município. O curso, conforme Lucas Campos, diretor presidente da Coopssol, também tratou sobre empreendedorismo, especialmente para mulheres. "Para que elas possam sair do círculo vicioso e desemprego, buscar uma alternativa de trabalho. Principalmente ao preparar a nova moradia, pois lá terão novos custos e precisam se sustentar", ressalta. 

Tatiane Marco da Silva, tecnóloga em gastronomia e ministrante do curso, salientou que a meta foi a de conseguir despertar nos alunos o interesse culinário. "Vejo que muitos estão fazendo para vender, colocaram em prática, outros estão fazendo para a família. Foi um crescimento passo a passo. Uma experiência ótima", declarou. 

Foram quatro turmas de 20 pessoas cada. Cada turma teve 10 dias de curso, de segunda a sexta-feira. "Começamos do básico, desde a farinha e ingredientes. A parte teórica foi bem importante, falei bastante sobre a legislação, questão de higiene. Para eles entenderem que aquilo é para a vida toda, não somente se forem trabalhar com isso. É importante termos cuidado na produção dos alimentos", explicou Tatiane.

Para Sérgio Gonçalves Schmeling, 52 anos, aluno do curso, a capacitação serviu para despertar interesses adormecidos. "Eu sempre gostei da culinária, aproveitei muito. Para a nossa vida, onde a gente vai morar, vai ser muito bom. Pretendo fazer para vender, bolacha, massa e pão. Valeu muito a pena ter feito este curso", avaliou.

 

Conteúdo programático

O conteúdo do curso foi dividido em 10 módulos, de 4 horas cada um. Foram abordados assuntos como hábitos de higiene e legislação; massas longas (fettucine, talharim, pappardelle e espaguete) com molhos, massas recheadas com molhos, massas de beterraba, integral e espinafre com molhos; biscoito de manteiga, canela, amêndoas; crepe suíço, empada aberta, nhoque de batata, batata doce e aipim, patês; empoderamento financeiro e precificação dos produtos.

 

Loteamento Popular Voo Livre

As 80 unidades habitacionais do Loteamento Popular Voo Livre, no bairro Ferrabraz,  compõem a obra contratada pela Caixa Econômica Federal diretamente com a empresa que venceu o chamamento público (Construtora São Gabriel) realizado pela Prefeitura. Conforme a Administração, o Município tem a obrigação de fiscalizar a obra juntamente com a Caixa. O empreendimento foi possível porque o Município disponibilizou, através de doação, a área para a construção do loteamento popular. As casas serão entregues ainda em 2020.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo