×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Prefeita Corinha participa de Lançamento do Plano Regional de Turismo do Vale Germânico

Data de publicação: 13 de fevereiro de 2020
Fotos: Departamento de Comunicação
Crédito da notícia: Departamento de Comunicação



Na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, a prefeita Corinha Molling participou do evento de lançamento do Plano Regional de Turismo do Vale Germânico e assinatura dos Termos de Parceria com Sicredi Pioneira e Emater, promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), no Centro Hípico Metzler, em Campo Bom. “Com o Vale Germânico podemos explorar o potencial cultural, gastronômico, artístico, histórico, as belezas naturais, entre outros aspectos que valorizam o legado da imigração alemã nos municípios. O Vale Germânico também é a marca por tudo que representa a história deste povo valente e destemido. Sapiranga tem imenso orgulho da herança da história de sua colonização, com o estabelecimento dos primeiros colonos”.

Homologado em agosto pelo Ministério do Turismo e comemorado no início de novembro na região o Vale Germânico está muito próximo de implantar sua primeira rota: O Caminho das Cervejas Artesanais. Um primeiro encontro para tratar do tema reuniu mais de 20 cervejeiros na última semana, e gerou ideias inovadoras como a criação do Passaporte Cervejeiro, ferramenta que incentivará tour pelos produtores da bebida mais típica da região germânica.

O encontro de ontem reuniu prefeitos e gestores de turismo das nove cidades do Vale Germânico para apresentar à imprensa o Plano Regional de Turismo, instrumento que norteará as ações de consolidação da região como indutora do turismo no Rio Grande do Sul. O plano trabalhado pelas equipes de gestores das prefeituras já nasce com mais de 70 atrativos elencados e metas bem próximas, entre atrativos e eventos, sendo uma delas é lançar o Guia de Serviços como prioridade.


Plano Regional identificou seis segmentos âncora

Dividido em segmentos de acordo com o potencial o Plano Regional de Turismo identificou na região pelo menos cinco segmentos-âncora que podem ser compostos de forma organizada com vistas a contemplar roteiros.

- Turismo de negócio
- Turismo Histórico-cultural
- Turismo religioso
- Turismo em áreas rurais
- Turismo esportivo
- Turismo de Saúde e Bem-estar


Plano também identificou pontos fortes e fracos

Melhorar o que está bom e corrigir o que não está. Com esta proposta a equipe de trabalho do Plano Regional de Turismo focou para identificar na região potencialidades que podem ser impulsionadoras do turismo e também situações que podem interferir negativamente. O levantamento que norteará as ações identificou como pontos fortes, por exemplo, a economia e os atrativos naturais e culturais da região. E pontuou, entre os pontos que precisam ser melhorados, a carência de serviços de atendimento ao turista e sinalização turística deficitária.


Quatro ‘Caminhos’ em 2020 e outros seis em 2021

Além de se organizar como região o Vale Germânico tem metas audaciosas ainda para este ano e para 2021 quando pretende planejar, organizar e dirigir ações para a criação de pelo menos 10 produtos que representarão os Caminhos da Imigração:

Caminhos das Cervejas Artesanais: Deverá ser implantado até março e visa promover a riqueza de marcas e produtos da região, assim como o calendário de festividades relacionadas ao produto. Para maior atratividade e engajamento do trade busca-se desenvolver alguma dinâmica que criei experiências na área, tal como um passaporte cervejeiro, um circuito de kerbs, etc.

Caminhos da Fé (pronto até abril): Cartilha que destaca as principais referências de arquitetura e de atividades diferenciadas relacionadas na área, tal qual cultos em latim ou alemão, templos, catedrais e santuários, entre outros. Fomentando passeios de contemplação ou experiências, assim como a sugestão de percursos de caminhadas.

Caminhos dos Sabores (implementado até maio): produto direcionado ao segmento gastronômico, com a formação de um guia da área e a criação de algum movimento diferenciado, tal como concurso gastronômico anual, semana de descontos ou uma modelagem de guia de descontos. Promove também o calendário de festividades relacionadas ao produto.

Caminhos Rurais (até agosto): Produto direcionado às mais diversas atividades turísticas e de apoio ao turismo existente em áreas rurais, desde um guia com balneários, campings, parques temáticos, até restaurantes e mercados especializados em produtos rurais. Promove também o calendário de festividades relacionadas ao produto.


Para o ano de 2021 estão previstos os seguintes caminhos:

Caminhos das Artes
Caminhos da Tradição
Caminhos das Flores
Caminhos do Esporte
Caminhos da Moda
Caminhos do Conhecimento

Institucionalizar o VG é uma das metas

Apresentar e engajar empreendimentos locais no projeto turístico Vale Germânico é uma das ações previstas no PRT e que será obtida por meio do programa denominado “Institucionalizar” que visa instituir um calendário de apresentação do Vale Germânico em todos os municípios que o compõem, apresentando-o para Conselhos de Turismo e empreendimentos do setor. Está previsto também institucionalizar instrumentos de engajamento como chamamento público, proporcionando a participação do setor privado que integra o trade turístico.

Guia - A criação e apresentação, do Guia de Serviços Turísticos do Vale Germânico é uma das ferramentas que permitirá essa proposta. Na mesma linha, o PRT vai organizar no primeiro semestre de 2020 circuitos de apresentação do Vale Germânico para o trade turístico e conselhos municipais de turismo. Paralelamente pretende criar um programa com vistas à captação de apoiadores ao projeto.


Sicredi aposta e investe no Vale Germânico

Acreditar no potencial do Vale Germânico e contribuir para fortalecê-lo apostando no desenvolvimento regional foi o que moveu a cooperativa Sicredi Pioneira a investir na região turística. O recurso financeiro a ser aportado permitirá a elaboração do plano de identidade visual e posicionamento estratégico do Vale Germânico bem como auxiliará na participação na Ugart e em outras três feiras previstas para 2020.

Amvars e Emater alinhadas no incentivo à produção rural
No evento deste dia 12, Amvars e Emater assinaram um Termo de Cooperação Técnica que não envolve transferência de recursos e tem como objeto a conjugação de esforços para o desenvolvimento da região turística Vale Germânico com ênfase ao estímulo e apoio à produção rural, fomentando seu potencial de atração turística. Segundo termo, caberá à Emater, entre outras iniciativas, desenvolver ações de turismo rural junto às cidades que mantém escritórios e também incentivar a formatação de novos produtos além de promover a melhoria dos produtos turísticos ligados aos públicos assessorados pela extensão rural existentes em âmbito municipal.

Kerb do Vale Germânico na Ugart em março
Um happy hour com direito a bandinha, casais do kerb, chope e comidas típicas da região servido para cerca de 3 mil operadores de turismo. É assim que o Vale Germânico fará sua estreia oficial em um evento. Será na Ugart 2020, feira promovida pela União Gaúcha das Operadoras e Representantes de Turismo que ocorre dias 27 e 28 de março no Centro de Eventos do Barra Shopping, em Porto Alegre e que reúne agentes de viagens gaúchos e de Santa Catarina.

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo