Sapiranga na luta contra o Sarampo com Dia D Vacinação em 15 de fevereiro

Data de publicação: 6 de fevereiro de 2020

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios acontece entre 10 de fevereiro e 13 de março. O Dia D de Mobilização Nacional será em 15 de fevereiro, sábado da próxima semana.

A vacinação é de extrema importância, visto que permanece ativa a circulação do vírus do sarampo no país. A primeira etapa da campanha objetiva vacinar crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade, não vacinados ou com o esquema de vacinação incompleto para o sarampo. A ação ocorrerá conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação da caderneta de vacinação.

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde salienta que a campanha de vacinação contra o sarampo somente obterá sucesso com o engajamento e adesão da comunidade, cuja proteção é imprescindível. Somente assim será possível interromper a circulação do vírus no país. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade, cartão do SUS e, se criança, a carteirinha de vacinação.

Dia D em Sapiranga

No dia D de Mobilização Nacional, Sapiranga estará  vacinando nas unidades de saúde do Município, das 8 às 17 horas, exceto nas Unidades Ferrabraz e São Jacó, cujos atendimentos ocorrerão das 8 às 12 horas. Também neste dia, a Unidade de Saúde do Centro oferecerá alguns atendimentos especiais. Clínico geral e dentista atenderão, assim como serão realizados procedimentos como colocação de DIU e colposcopia.