×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Sapiranga implanta Infovia municipal através de parceria público-privada

Fonte: Departamento de Comunicação Data de publicação: 13 de dezembro de 2018
Fotos: Comunicação



A Prefeitura de Sapiranga anunciou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, uma grande novidade: a Cidade das Rosas terá uma rede de comunicação de dados, baseada nos padrões da internet, através de uma infraestrutura de rede de fibra ótica. Além da Infovia viabilizar a implantação de novos serviços no ambiente digital do Município, ela também possibilitará, num futuro próximo, internet gratuita em diversos pontos, como Parque Municipal do Imigrante, praças, ginásios, escolas, entre outros. Esta ação faz parte de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Sapiranga e a empresa Leovin Tecnologia Ltda. O projeto de autoria do Departamento de TI da Prefeitura, a pedido da Administração Municipal, visa fomentar a inclusão digital, garantindo assim disseminação e o uso das tecnologias da informação e comunicação orientadas ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico da Cidade das Rosas.

A prefeita Corinha Molling considera de grande interesse para a Administração firmar essa parceria. “Essa medida possibilitará a expansão do sinal de internet que hoje é um tanto deficiente em algumas partes do Município. Com a internet gratuita nestes locais, os moradores podem se conectar com seus amigos, família, além de realizar pesquisas ou para momentos de lazer”. A empresa disponibilizará, por meio de doação ao Município, banda de conexão com alta taxa de transmissão de dados, que será compartilhada por todas as unidades da Administração Municipal e aos munícipes em áreas de convivência, tais como praças, parques, ginásios, postos de saúde e escolas. 

Esta iniciativa surgiu da identificação da ausência de sinal wi-fi na UPA, demanda que poderia ser considerada dispensável, porém que possibilitaria entreter e auxiliar a comunicação dos usuários, humanizando o período de espera. A referida constatação levou à manifestação da empresa Leovin, através de seu proprietário Rafael Strassburger em proporcionar o uso de fibra ótica (tecnologia gpon) em todo o Município, em pontos de lazer, escolas e unidades de saúde.

Na primeira etapa os possíveis locais a receberem rede de internet gratuita são a Praça da Bandeira, Praça Arlindo Weber, Centro de Cultura, Museu Municipal, Praça das Rosas, Ginásio Municipal Nenezão, Ginásio Palácio dos Esportes, Parque Municipal do Imigrante, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Prefeitura, Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Unidades de Ensino Fundamental (UEFs), Unidades de Saúde e Assistência Social.

A empresa Leovin esclarece que nada será cobrado do Município e que resguarda, inclusive, o direito de uso de marcas e de imagens, ou seja, a municipalidade não está sendo alvo de marketing. Essa parceria, vem no cumprimento de responsabilidade social empresarial e não implicará em repasse de recursos entre as partes e não gerará despesas ao orçamento municipal. O Termo de Cooperação vigorará pelo prazo de 12 meses prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo