Operação e Manutenção de motosserra é tema de curso no Cemeam de Sapiranga

Fonte: Prefeitura de Sapiranga Data de publicação: 17 de agosto de 2018

Durante esta semana o Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) foi o espaço  para o curso de Operação e Manutenção de Motosserra. As aulas iniciaram na terça-feira, 14, e encerraram nesta sexta-feira, 17. Durante quatro dias, os seis participantes aprenderam  sobre os componentes básicos da motosserra, sua manutenção, montagem e também receberam treinamento na mecânica, manutenção e manuseio do aparelho. A programação é realizada pela Prefeitura de Sapiranga, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Educação, Cultura e Desporto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Taquara.
Conforme o instrutor do Senar, Marco Aurélio Soares da Silva, o curso é direcionado para os produtores rurais da Cidade. “O curso é voltado para aqueles que têm motosserra e não sabem operar a máquina. Já lecionei outros cursos de motosserra aqui no Cemeam, iniciamos em 2015 e sempre tem boa procura. O curso visa mostrar a mecânica, as peças da máquina, dar um treinamento adequado para quem lida com ela e principalmente mostrar como manusear com seguranças para evitar acidentes”, explicou. A aula de quarta-feira,15, foi prática sobre mecânica, na quinta-feira 16,  sobre manutenção e nesta sexta o curso encerrou com a aula prática de manuseio da motossera.

O aposentado Clóvis Luis Flech, 57, fez o curso para  aplicar o aprendizado em seu sítio. “Fiz o curso para adquirir conhecimentos e lidar com a motosserra em segurança no meu sítio” . Já Joci Luis Rossi, 44, serviços gerais, utilizará os conhecimentos do curso no seu trabalho. ''Trabalho em um sítio, então lido seguidamente com motosserra, como corte de lenha, por exemplo. Mas sou aprendiz ainda e sei que preciso ter sabedoria para manusear uma motosserra com segurança”, contou ele que já fez outros dois cursos no Cemeam e já está esperando outro abrir. “Já fiz o curso de apicultura, poda e estou esperando abrir as inscrições para o de compostagem. Tudo para utilizar no meu trabalho”.