×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Vândalos atacam o Parque do Imigrante em Sapiranga

Fonte: Prefeitura de Sapiranga Data de publicação: 16 de julho de 2018
Fotos: Departamento de Comunicação



A  ação de vândalos  atingiu mais um patrimônio público em Sapiranga. Desta vez, os  destruidores picharam os banheiros do Parque Municipal do Imigrante. A área de 10 hectares, com um grande lago, pavilhões cobertos e área verde, além de espaços para a prática de esportes e o galpão crioulo (localizada no bairro Oeste, próximo do Centro e  bairro Centenário, na Avenida Mauá), é considerada hoje um dos cartões postais do Município, um local  para aproveitar o final de semana para curtir com a família e amigos ou levar o bichinho de estimação para passear. 

Recentemente a Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos realizou serviços de verificação na rede elétrica e reforma nos banheiros, entre outros, conforme o programa de revitalização do Parcão. 

A depredação do patrimônio público é crime  e a punição  está prevista no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e na Lei 12.408/2011. Os infratores estão passíveis de detenção de seis meses a um ano, além de multa. A pena varia de acordo com o valor artístico, arqueológico ou histórico da peça danificada e, se é tombada, ou não. 

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998
Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
  
Art. 65.  Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano: (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011).
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011) 

§ 1o Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 12.408, de 2011).

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo