Vacinação contra febre aftosa prorrogada para 15 de junho

Data de publicação: 4 de junho de 2018

A vacina contra a febre aftosa teve prazo prorrogado para 15 de junho. O prazo final era 31 de maio, mas a medida de estender foi anunciada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Coordenação de Animais Terrestres (CAT), que constatou problemas com o setor de distribuição e venda de vacinas, em decorrência da paralisação dos caminhoneiros contra o preço alto dos combustíveis, comprometendo a execução normal das etapas de vacinação contra a febre aftosa em curso no país.

Com isso, os produtores rurais têm até 15 de junho para  vacinar seus animais. Para imunizar o rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa os produtores sapiranguenses terão que comprar as vacinas em postos autorizados (já que em 2015, o Estado suspendeu a distribuição gratuita das doses) nas cidades de Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Portão, Taquara, além de Porto Alegre. O comprovante da vacina deverá ser apresentado das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, no Posto da Inspetoria Veterinária, na Avenida João Corrêa, 808, 3.º andar (prédio da Biblioteca Municipal e Câmara de Vereadores), no Centro de Sapiranga.

Quem não vacinar seus rebanhos está sujeito a multa de 60 UPF (Unidade Padrão Fiscal), acrescida a uma UPF por animal, conforme Decreto Estadual n.° 52.434/15. Além disso, a propriedade pode ser interditada até a devida regularização da situação.

Os proprietários, que não possuem animais para a vacinação, também devem comparecer à Inspetoria Veterinária para atualização do seu rebanho. A não observância das regras e prazos estipulados implicará em sanções estabelecidas pela Lei Estadual n° 13.467/2010.