Parcela do valor do Imposto de Renda pode ser remetido ao Fundo da Criança e Idoso

Data de publicação: 6 de dezembro de 2019

É possível contribuir com o Fundo da Criança, do Adolescente e do Idoso, através da doação de parte do Imposto de Renda (IR). Até o último dia útil do ano, 31 de dezembro, quando se encerra o prazo da Receita Federal, o contribuinte poderá doar 6% da declaração do Imposto para projetos de apoio e proteção à criança e ao adolescente de Sapiranga por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso. A doação é um exercício legítimo da cidadania, no qual o cidadão apoiará uma instituição que considere relevante, além é claro, de auxiliar programas de assistência à infância, adolescência e idoso. Pessoas físicas podem fazer destinar 6% e Pessoa Jurídica 1%. Os fundos municipais recebem o dinheiro e o contribuinte pode escolher qual entidade quer ajudar.

Durante o período de entrega da declaração o contribuinte poderá fazer a doação e ajudar os projetos e programas assistenciais de entidades que atendam especificamente às necessidades das crianças, adolescentes e idosos, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, visando o desenvolvimento integral dessas pessoas. Para isso, basta executar o Programa do IR, e ao final do processo clicar na ficha Doações Diretamente na Declaração – ECA, localizada no menu Resumo da Declaração. O programa informará a quantia disponível para doação.

COMO DOAR

Para doar, o contribuinte deverá solicitar os dados bancários (nome da agência e conta) do Fundo da Criança, do Adolescente e do Idoso do Município e destinar 6% da declaração do Imposto de Renda. Caixa Econômica Federal - Ag. 2794 -  conta 8224-7 - OP 006 - Fundo Municipal do Idoso de Sapiranga,  CNPJ 28.595.019/0001-47. Com o comprovante do depósito em mãos, mais CPF ou CNPJ, vá ao Conselho  Municipal do Idoso de Sapiranga (Av. 20 de Setembro, 3066, Centro, fone (51) 3959 1009) e solicite o recibo correspondente a sua doação.

Para controle institucional, cada instituição deve solicitar cópia de depósito ao contribuinte de IRPF/IRPJ para conceder-lhe o recibo do valor depositado pelo COMDICA e para que o COMDICA possa informar este depósito no DBF (documento de benefício fiscal).  Quem já declarou o Imposto de Renda e não fez a destinação pode retificar acessando o programa em que foi feita a declaração original, respondendo "Declaração Retificadora" na pergunta "Que tipo de declaração você deseja fazer?" e informar o número do recibo da declaração a ser retificada. Você pode obter maiores informações com um profissional contabilista sobre a doação.

Entidades Cadastradas
Fundação Tênis