Sapiranga na campanha Dezembro Vermelho de combate à Aids

Data de publicação: 2 de dezembro de 2019

A Cidade das Rosas já está mobilizada na campanha Dezembro Vermelho que alerta para a prevenção da Aids, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids (celebrado no dia 1º de dezembro). Por este motivo a Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde reforça seus trabalhos no combate à doença e outras infecções sexualmente transmissíveis. No Município as unidades de saúde vêm disponibilizando a retirada gratuita de preservativos masculino e feminino, além de gel lubrificante. Outro serviço prestado à comunidade são os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, oferecidos em todas as unidades de saúde conforme agenda do enfermeiro local.

No ano de 2018, Sapiranga registrou 43 novos casos de Aids, enquanto que em 2019 o número de novos casos da doença foi de 35. Atualmente Sapiranga possui cerca de 270 pacientes infectados pelo HIV em acompanhamento, mas o número  pode ser maior, pois  muitas pessoas não sabem que têm o vírus, além do percentual de acompanhamento em outros municípios.