Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa em 1.º de novembro

Data de publicação: 24 de outubro de 2019

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa terá início na próxima sexta-feira, 1º de novembro para produtores rurais gaúchos. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, deverão ser vacinados na cidade 2047 bovinos e 56 bubalinos em idade de vacinação, ou seja, até 24 meses. Os produtores terão que comprar as vacinas em postos autorizados da região. O comprovante da vacina deverá ser apresentado das 12h30 às 16h30, no Posto da Inspetoria Veterinária, na Avenida João Corrêa, 808, 3º andar, sala 2 (prédio da Câmara de Vereadores), no Centro de Sapiranga. Quem não vacinar seus rebanhos está sujeito a multa, conforme Decreto Estadual n.° 52.434/15. Além disso, a propriedade pode ser interditada até a devida regularização da situação.

FEBRE AFTOSA

A febre aftosa é uma doença viral altamente infecciosa provocada por vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus, que atinge animais bovinos, ovinos, caprinos e porcos. O contágio se dá pelos animais infectados, contatos com secreções, vetores móveis (homens e animais domésticos) em contatos com os animais contaminados e veículos e equipamentos nas mesmas condições. A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul ocorreu em maio.