Prefeitura realiza transplante de árvore na área de construção da quadra poliesportiva do bairro São Jacó

Data de publicação: 11 de setembro de 2019

A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, realizou na última quinta-feira, 5 de setembro, o transplante de árvore Inga vera (popular Ingá banana) na área de construção da quadra poliesportiva, localizada na esquina entre a Rua São Jacó e a Avenida Travessão Ferrabraz, bairro São Jacó. O espaço de 1.138,17 metros quadrados receberá além da quadra, bebedouros, bancos, lixeiras, bicicletário e iluminação. De acordo com a secretaria, a árvore transplantada encontrava-se no local de construção da quadra e sua remoção foi necessária para o começo das obras.

Apesar de este processo não ser obrigatório para a espécie, a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento e responsável pelo projeto de construção da quadra, Cíntia Martta Moraes, optou pela transferência da árvore para a mesma área destinada à praça e utilizá-la para proporcionar sombra à população. Já a bióloga Andrea Oberherr comentou sobre o procedimento. “O procedimento de transplante seguiu todas as determinações técnicas necessárias. A trincheira foi feita 15 dias antes da remoção, que aguardou a condição climática de pré-chuva garantindo que a árvore não perde-se água no processo”.