×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Alunos da EMEF Maria Ruth Raymundo revivem a história de Sapiranga no Chá da Jacobina

Data de publicação: 10 de setembro de 2019
Fotos: Divulgação
Crédito da notícia: Departamento de Comunicação



Com a intenção de reviver a história de Sapiranga, alunos da turma 421 do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Ruth Raymundo realizaram, em 30 de agosto, o Chá da Jacobina. Segundo a professora Aline Wilhelm, responsável pela turma, o projeto surgiu a partir dos estudos da turma sobre Sapiranga e o movimento Mucker, o que resultou em muita curiosidade por parte dos alunos e na ideia da produção do Chá da Jacobina.

Foram convidados para um bate-papo com os alunos os doutores em história Daniel Gevehr e Dóris Fernandes. O poeta e escritor Jairo Brum Gomes, a historiadora Luisa Haag, a pedagoga Neusa Siemetz e a cantora Nana Bernardes, também prestigiaram da atividade.

“Foi algo mágico e de muita aprendizagem. Como professora fique emocionada com a turma escutando atenta durante todo o evento, que se estendeu mais do que o esperado. Foi algo muito significativo e que com certeza marcou a vida de cada um que se fez presente no Chá da Jacobina”, destacou a professora.

Os alunos tiveram participação ativa em toda a produção do chá, desde o desenvolvimento do protocolo do evento, entrega de convites e decoração do local, que reuniu fotos e itens de valor histórico. A partir da ideia “E se a Jacobina pudesse contar a sua própria história, como seria?” lançada para a turma pela professora, foram produzidos e apresentados pelos alunos Isadora Koetz, Julia Haag e Mirella Santiago, textos onde Jacobina conta sua própria história. Um contado por uma Jacobina de 1874 e outro por uma Jacobina de 2019. A ideia também foi abraçada pelos pais, que contribuíram para as lembrancinhas para os convidados, comidas e bebidas.

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo