×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Serviço de castração animal do Centro de Controle de Zoonoses de Sapiranga terá mais uma etapa

Data de publicação: 14 de agosto de 2019
Fotos: Departamento de Comunicação
Crédito da notícia: Departamento de Comunicação



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sapiranga, realizará neste mês mais uma etapa do Programa de Castração Animal da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O serviço atenderá animais de famílias de baixa renda do bairro Centenário. As inscrições podem ser feitas nas Unidades de Saúde de cada bairro. O projeto de castração de animais é realizado pelo Município, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, e voltado às famílias sapiranguenses sem renda ou com até um salário mínimo.

O Programa Castração Animal do Município prevê até dois cães castrados por família, na faixa etária de seis meses a sete anos de idade. Para castrações de cães de rua e comunitários, o cadastro deve ser realizado com os grupos de protetores de animais do Município (Peludinhos do Vale, Santo Focinho e Via Bicho). Caso algum morador de algum bairro que já tenha sido contemplado desejar castrar seu cachorrinho, deve aguardar novamente o mês que o projeto voltará para o seu bairro.

 

CADASTRO

Para realizar o cadastro, basta ir até a Unidade de Saúde mais próxima. Após preenchido, e tendo a liberação da assistente social, os animais passam por uma triagem onde o médico veterinário avalia o estado de saúde do bichinho e se está apto a realizar a cirurgia. Com o parecer positivo do médico veterinário, as famílias devem comparecer a uma palestra de educação sobre guarda responsável e orientações sobre a castração (cuidados pré e pós-operatório, agendamento da castração e assinatura do termo de autorização). O comparecimento na palestra é imprescindível para a realização da castração. Moradores que estiverem inscritos e não participarem da palestra não poderão castrar seus cães.

 

O PROGRAMA DE CASTRAÇÃO

O Programa de Castração Animal implantado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sapiranga, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo promover o controle populacional de cães no Município. A castração é uma cirurgia realizada sob anestesia geral. O CCZ de Sapiranga dispõe de todos os equipamentos exigidos conforme normativa do CRMV-RS. O animal que for castrado receberá um microchip e será entregue ao dono um certificado contendo o número do microchip. Após a cirurgia, a fêmea irá para casa usando uma roupa pós-cirúrgica confeccionada em parceria com as ONG’s da cidade. Essa roupa é emprestada à cachorrinha e deve ser devolvida ao CCZ após a retirada dos pontos. Já para o macho a orientação é o uso do Colar Elizabetano.

 

CALENDÁRIO DE CASTRAÇÕES

- Agosto - Bairro Centenário

- Setembro - Bairro Sete de Setembro

- Outubro - Bairros Vila Irma, Piquete e Santa Fé

- Novembro e Dezembro - Bairro a definir

 

ATENDIMENTO

Situado no bairro Floresta, na extensão da Rua Porto Palmeira, e funcionando na área junto à Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Sapiranga (Cetrisa), o CCZ atende hoje, em sua maioria, animais feridos ou doentes recolhidos das ruas de Sapiranga. São cães abandonados ou vítimas de maus-tratos que necessitam de atendimento veterinário com curativos, medicação e outros procedimentos para a recuperação.

 

O CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses foi criado em 2004, tendo como regra o recolhimento de animais (seja em ruas ou em alojamentos inadequados) suspeitos de raiva ou outras zoonoses, ou ainda submetidos maus-tratos ou que ofereçam risco às pessoas. Em alguns casos, principalmente quando se refere a filhotes, o CCZ acaba acolhendo animais abandonados, mas sempre há uma avaliação de cada caso, para que o abandono não acabe sendo "incentivado" a pessoas que simplesmente não desejam mais o animal em suas casas ou que larguem ele nas ruas.

Atualmente, o espaço abriga apenas cães, alguns em tratamento devido a doenças e maus-tratos, e, outros, já recuperados. O local tem sala para atendimento médico dos animais (onde são feitos curativos e procedimentos para recuperação e medicação), salas de cirurgia e espaços delimitados que dividem cães, normalmente, por porte. Há uma área livre (um pátio) que é liberado para cães que conseguem conviver sem brigas. Em caso de cães mais violentos o CCZ têm espaços específicos para o isolamento, evitando brigas e ferimentos entre os próprios animais.

Há ainda um espaço com compartimentos individuais ou compartilhados (para dois cães ou cadelas e filhotes) onde ficam animais sob medicação, filhotes e suas mães ou cães com problemas mais graves são colocados - os casos mais graves são acompanhados de forma mais detalhada (com registros de medicações) e isolados para evitar contaminações ou outros riscos.

 

VISITAÇÃO

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sapiranga estendeu seu horário de funcionamento para visitação e adoção de animais. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 13 às 18 horas. O CCZ está localizado na Rua da Usina, s/nº, junto à Cetrisa, no bairro Floresta.

 

 

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo