Sapiranga recebe doses de vacinas do Estado

Data de publicação: 14 de agosto de 2019

Sapiranga recebeu as doses das vacinas referente ao mês de agosto, nesta terça-feira, 13. A  Rede de Frios da Coordenadoria do Estado entregou  para o Município o quantitativo de  doses  para vacinação  de rotina.  A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a  distribuição  das vacinas  nas unidades de saúde e alertou sobre o limite de doses para vacinação das crianças. “Recebemos um quantitativo pequeno de BCG e, por isso, entraremos em contato com as famílias que estão aguardando a aplicação da vacina nas crianças”. Conforme a secretaria, a  disponibilização da vacina BCG ocorre  somente no Posto do Centro com o intuito de otimizar as doses recebidas evitando perdas.
A  Prefeitura lembra ainda que serão imunizadas as crianças que encontram-se em lista de espera para a vacina BCG. Já as crianças que não constam na lista, os responsáveis poderão contatar o Posto do Centro (através do telefone 3959-1057) e realizar o agendamento. Em relação as vacinas de rotina, a Secretaria Municipal de Saúde informa que somente não recebeu a DTP (contra difteria, tétano e coqueluche) - dose que é aplicada  aos 15 meses de vida e aos 4 anos de idade. "Lamentamos a insuficiência das vacinas uma vez que elas previnem diversas doenças", disse a  secretária municipal de Saúde, Janete Hess.

VALIDADE DA VACINA
O prazo de validade da vacina BCG após seu preparo é de 6 horas. Para conseguir  vacinar o maior número de crianças, a Secretaria Municipal de Saúde optou pelo sistema de agendamento. "A equipe da secretaria entra em contato com a  família e  solicita  a presença da criança na Unidade de Saúde. Desta forma, evitaremos o desperdício de doses”, disse a diretora de saúde, Marta Reichert que lamenta o fato de o Município estar recebendo um quantitativo menor do que realmente necessita. "Solicitamos as vacinas à Rede de Frios, mas infelizmente, o quantitativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde é menor do que a real necessidade. Vacinar é um direito da criança e o método mais eficaz de prevenção de doenças".