Gestantes contam com curso para aprender sobre maternidade em Sapiranga

Data de publicação: 11 de julho de 2019

Na noite desta quinta-feira, 11 de julho, 12 gestantes sapiranguenses iniciaram mais uma turma do curso gratuito com dicas sobre a maternidade oferecido pela Prefeitura de Sapiranga. A capacitação terá, nesta etapa, outros encontros nos dias 25 de julho e 29 de agosto. Outra turma iniciará em 26 de setembro.

Gestantes atendidas nas unidades de saúde São Paulo, Ferrabraz, Amaral Ribeiro, Centro, São Luiz e Sete de Setembro participaram do encontro.

Neste primeiro encontro, as grávidas puderam entender tudo o que acontece no primeiro trimestre de gestação e receber dicas de uma enfermeira e nutricionista de como lidar com as dificuldades que aparecem, como enjoos, tonturas, desmaios, cólicas, pressão e mudanças nos hormônios. Nos dois próximos encontros elas aprenderão sobre o segundo e terceiro trimestre da gestação. No curso, a enfermeira e nutricionista falam sobre alimentação, pré-natal, automedicação, chás, parto normal e cesárea, o que levar para o hospital, cuidados pós-parto, vacinas na gestação, cuidados de higiene do bebê, amamentação e planejamento familiar.

Completando as três aulas, as gestantes recebem um kit maternidade contendo bolsa que vira trocador, toalhinhas de boca, cueiro, pijama, sapatinho, meias termômetro e pacote de fraldas.

Como participar

O curso é promovido pela Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança Irmã Dulce, em parceria com o Lions Clube e Leo Clube Ferrabraz.

As aulas ocorrem na Sala de Eventos da Praça da Bandeira, Centro da cidade, sempre às 18 horas. A próxima turma inicia em 26 de setembro (com aulas seguintes nos dias 31 de outubro e 28 de novembro). As mamães e também papais que desejam participar devem realizar a inscrição na unidade de saúde do seu bairro.

O curso para gestantes oferecido gratuitamente pela Administração Municipal desde 2015, é referência na região, já tendo formado centenas de participantes desde o início.

Cronograma dos cursos

25/07/19 – Orientações sobre o 2º trimestre de gestação