×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Seminário discute a mobilidade urbana em Porto Alegre

Data de publicação: 11 de julho de 2019
Fotos: Divulgação
Crédito da notícia: Departamento de Comunicação



O crescimento acelerado de algumas cidades e a preocupação com a modalidade urbana, a Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre e a ANP Trilhos - Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, realizaram na última terça-feira, 9 de julho, o seminário “Desafios para o Avanço da Mobilidade Sobre Trilhos na Região Metropolitana de Porto Alegre”. O evento que ocorreu na sede da empresa metroviária, em Porto Alegre, contou com a presença do secretário municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, representando a prefeita Corinha Molling (que esteve em Salvador/Bahia, onde acompanhou o aluno Felipe Plentz Klein, medalhista de ouro na edição 2018 da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), especialistas, demais autoridades da região metropolitana, além de palestrantes do Estado e do centro do País. “ Sapiranga é um município em expansão e fundamental para o desenvolvimento da região metropolitana. Por isso a importância da representação da Administração no seminário reivindicando a extensão da linha do metrô para a Cidade das Rosas”, destacou a prefeita Corinha Molling.

O evento de discussão sobre o futuro da mobilidade nas cidades teve apresentação de dois painéis. Painel 1: panorama do setor e implantação do VLT, apresentou um panorama da mobilidade urbana e as perspectivas do setor metroferroviário no Brasil. Já o Painel 2: estudos para expansão do metrô, mobilidade integrada e financiamento, apresentou a expansão da Trensurb até os municípios de Campo Bom e Sapiranga, o que seria feita por VLT, em dois períodos. O primeiro com trajeto de 9,5 quilômetros e 12 estações, a partir da Estação Novo Hamburgo do metrô, até a cidade de Campo Bom. O segundo com início em Campo Bom até Sapiranga, contemplando 7,1 quilômetros e quatro estações. A demanda total estimada para os dois trechos é de 24 mil passageiros.

O encontro de debate das estratégias de promoção da ampliação e a qualificação da mobilidade urbana nos centros urbanos apresentou ainda a palestra do secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Carlos Pejo, sobre o Programa Avançar Cidades do Ministério do Desenvolvimento Regional.

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo