×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

Festa da Colônia de Sapiranga movimentou o Parcão no fim de semana

Data de publicação: 8 de julho de 2019
Fotos: Departamento de Comunicação
Crédito da notícia: Departamento de Comunicação



A 22ª Festa da Colônia de Sapiranga começou na noite gelada de sexta-feira, 5 de julho, com a cerimônia oficial de abertura no Parque Municipal do Imigrante e encerrou no domingo mais uma vez marcada pelo sucesso de público de cerca de  20 mil. Na abertura a prefeita Corinha Molling desejou boas-vindas ao público e destacou a força do evento tradicional da região. ”A Festa da Colônia de Sapiranga é um evento grandioso e mostra a força da agricultura familiar. Nossos agricultores não medem esforços para produzir os alimentos que consumimos. Este evento é um exemplo de valorização e reconhecimento do trabalho do agricultor da Cidade das Rosas”.

 

Já o secretário municipal de Agricultura, Valdes Cavalheiro de Araújo, mencionou o esforço dos servidores públicos na organização de mais uma edição da festa, além de agradecer o apoio da Administração à secretaria. ”Agradeço a prefeita Corinha Molling, pelo esforço e a dedicação para a realização do evento deste ano. Apesar da crise econômica que vive o País, Sapiranga consegue realizar uma festa grandiosa. Isso só é possível graças a boa gestão do governo da prefeita Corinha que tem uma visão futura e investe na agricultura familiar”.

 

O ex-deputado federal Renato Molling, que sempre trabalhou muito pelo setor no Município ressaltou o excelente trabalho da Administração em prol da agricultura familiar. “Hoje, estamos em festa e, por isso, parabenizo a Administração Municipal por homenagear as famílias de agricultores sapiranguenses e também por oferecer a oportunidade para elas mostrarem o seu trabalho à comunidade.”

 

Quem também esteve em Sapiranga prestigiando o evento de abertura da 22ª Festa da Colônia foi o deputado estadual Dalciso Oliveira, que promoveu na cidade na última quinta-feira, a Audiência Pública da Frente Parlamentar do setor coureiro-calçadista Gaúcho da Assembleia Legislativa. “É uma alegria estar aqui no Município de Sapiranga. Sou  apaixonado pelo desenvolvimento e em Sapiranga ele é a alma da cidade. A indústria, o comércio e a agricultura são a máquina propulsora do desenvolvimento. Parabéns Sapiranga por fazer esta festa, esta feira, não somente para os moradores do município, mas fundamentalmente para a nossa região”.

 

Após a cerimônia de abertura da festa, os participantes foram convidados a saborear o típico café da colônia composto com deliciosos pães, cucas, lingüiça, queijos, salames, suco de uva, café, leite, torresmo, spritzbier(refrigerante caseiro feito com limão, gengibre e açúcar), entre outras delícias da culinária alemã.

Também estiveram presentes na cerimônia oficial de abertura da 22ª Festa da Colônia de Sapiranga, secretários municipais, vereadores, lideranças de entidades e demais representantes de lideranças políticas, entre outros.

 

Desfile da Colônia
Uma das programações mais aguardadas da festa foi o Desfile da Colônia, que teve a participação da prefeita Corinha Molling e da Corte da 36ª Festa das Rosas de Sapiranga, rainha Kauna da Encarnação e as princesas Bruna Eduarda da Silva e Gabriéli Maria Regner. O frio que ocorreu na manhã de sábado, 6, não tirou o ânimo dos agricultores e carreteiros de Lomba Grande, que desfilaram com suas carretas pelas ruas centrais da cidade mostrando um pouco da tradição da colônia alemã, além de apresentar à comunidade o maquinário utilizado na atividade rural e também a educação do campo representada pelos alunos das escolas municipais da zona rural.

 

Atrações seguiram no sábado e domingo
Bandinhas típicas e apresentações de danças garantiram a animação do público que frequentou o Parcão nos três dias de festa. De sexta a domingo, a comunidade pode prestigiar shows de bandas típicas como Canecão do Vale, Verno & Cia., Imigrante e Alles Bier. O Balé Origens, as invernadas do CTG Desgarrados da Querência assim como o grupo de dança alemã Kleine Tanzer também integraram a programação cultural da Festa da Colônia.

 

Praça de alimentação
Quem circulou pela praça de alimentação, no Parque Municipal do Imigrante sentiu no ar um dos cheiros mais gostosos: de pão quentinho. Pães e cucas foram feitos na hora em forno a lenha de barro e produtos como linguiça, salame, queijo e bolachas estavam à disposição dos frequentadores do Parque. Além disso, os famosos bolinhos de batata (que, pelo simbolismo que carregam da típica culinária alemã na cidade foram declarados patrimônio municipal em 2016), também foram uma deliciosa opção gastronômica da festa. E para os gaúchos amantes de chimarrão, a Festa da Colônia disponibilizou um espaço com distribuição de erva-mate e água quente.



Feira de Produtos Orgânicos Certificados
Mais nutritivos, gostosos e livres de agrotóxicos, os alimentos orgânicos são os escolhidos de quem quer ter uma vida saudável. E mais uma vez a Festa da Colônia teve um espaço especial para quem quisesse comprar dos produtores de Sapiranga. A 2.ª edição da Feira de Produtos Orgânicos Certificados, promovida em conjunto pela Associação Ecoferrabraz, Escritório Municipal da Emater de Sapiranga e Secretaria Municipal de Agricultura de Sapiranga, reuniu cerca de dez produtores locais comercializando hortifruti desta época, temperos, chás, pães e bolos. E o melhor: produtos certificados, garantindo a qualidade e procedência destes produtos que são livres de agrotóxicos.

Para engrandecer a feira foi realizada uma roda de conversa com os temas “Os porquês nutricionais, ambientais, sociais e econômicos de consumir alimentos orgânicos da região e “Certificação de alimentos orgânicos: O que é? Como Funciona? Como usar esta ferramenta de participação para o fortalecimento das redes?” de 2019. A atividade ocorreu no final de semana de festa (dias 6 e 7) com as presenças da nutricionista Gianne de Azambuja da Secretaria Municipal de Saúde; do Grupo Araçá de abastecimento e consumo consciente de Novo Hamburgo; de agricultores e consumidores da Ecoferrabraz; da professora Magnólia da Silva (da Faculdade de Agronomia da UFRGS); e do Marcelo Biassusi (ATR Agroecologia do Regional Porto Alegre da EMATER).

 

Animais e máquinas agrícolas

Os apaixonados por animais, puderam conferir a exposição de bovinos, equinos, ovinos, caprinos, aves, pássaros e coelhos, além de uma exposição de máquinas e implementos agrícolas.

 

Diversão

Para as crianças a 22ª Festa da Colônia trouxe atrações especiais, como o espaço de brinquedos infláveis e cama elástica, além do parque de diversões para a família.

 

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo