Curso do Cemeam proporcionou ensinamento de técnicas de Patchwork

Data de publicação: 14 de junho de 2019

Foi finalizado na tarde de quinta-feira, 13 de julho, no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), o curso “Patchwork – Unindo retalhos de tecido”. A capacitação é promovida pela Prefeitura Municipal de Sapiranga, por meio do Cemeam em parceria das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desporto e Agricultura, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural do Vale do Paranhana.

Durante os quatro dias de curso, 12 participantes aprenderam técnicas de costura e decoração. “As alunas puderam aprender o patch aplique, onde aplicam-se retalhos de tecido em camisetas, mantas, panos de prato, toalhas de mesa e outros, resultando em trabalhos decorativos e utilitários”, explicou a instrutora do curso Alice Maria Gonçalves. “Outra técnica que as alunas aprenderam foi o quilting, onde são produzidas peças acolchoadas”, finalizou.

Aprendizado e casa mais bonita

Uma das 12 participantes do curso de capacitação do Cemeam foi Solange Reinheimer, 49 anos. A agricultora sapiranguense valorizou a oportunidade de participar do curso. “Foi uma experiência muito produtiva, pois como eu não sabia trabalhar com costura, consegui aprender muita coisa. Uma oportunidade de aumentar a renda e também de deixar a nossa casa mais bonita e decorada”, comentou.