×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
Notícias

USE de Sapiranga será ampliada e remodelada

Data de publicação: 5 de abril de 2021
Fotos: Departamento de Comunicação
Crédito da notícia: Departamento de Comunicação



A Unidade de Saúde Especializada, a USE, de Sapiranga será ampliada e remodelada. Um dos objetivos é ampliar o setor de fisioterapia para atender de maneira mais ágil e humanizada todo paciente que aguarda por consulta médica. O investimento, recurso livre do Município, será de cerca de R$ 277 mil.

A USE, hoje, conta com sete consultórios, uma recepção com capacidade para 40 pessoas e o setor de fisioterapia com outras quatro salas. Após a reforma, a previsão é que os atendimentos aumentem em 20%. A Unidade contará com nove consultórios, uma recepção geral remodelada, com capacidade para 78 pessoas e mais três espaços para cadeira de rodas, além da construção de sala de espera e recepção próprias para o setor de fisioterapia. O intuito é também proporcionar mais espaço e qualidade no pré-atendimento ao paciente que aguarda pela consulta da especialidade, visto que muitos estão em situação de difícil ou impossibilitados de locomoção. 

 

Fisioterapia contará com mais espaço e acesso individualizado

Atualmente, a área de fisioterapia não possui recepção e sala de espera específicos para atender os pacientes. Com a criação dos novos espaços, a intenção é disponibilizar 15 lugares fixos, mais três locais para cadeira de rodas, além de viabilizar acesso de ambulância e carro adaptado diretamente na recepção. São, em média, 125 pacientes atendidos por dia no setor. 

 

Sequelas da COVID-19 faz aumentar procura por fisioterapia

Os atendimentos na USE, atualmente, estão sendo agendados dentro de um mês e, conforme a especialidade, em até uma semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o que demanda mais atenção é a procura por fisioterapia, principalmente desde o início da pandemia de Covid-19, que contribui para o aumento da procura pela especialidade, pois o vírus pode deixar sequelas pulmonares que necessitam de acompanhamento profissional. 

Para atendimento desta demanda, a Administração contratou, de forma emergencial, duas fisioterapeutas, o que possibilitou a antecipação da fila de espera para consultas de pacientes novos e agendamento, de uma semana para outra, para pacientes em pós-operatório e casos graves, como AVC agudos.

 

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Sapiranga/RS

topo