`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Estudantes visitam o EcoPonto e aprofundam aprendizado sobre educação ambiental e cidadania
Turma da Emeb Waldemar Carlos Jaeger visitou o espaço para compreender o descarte correto de resíduos e levar propostas de melhorias para a comunidade ao Projeto Vereador Mirim
  • 26 de junho de 2026
  • 11:51

Compartilhe:

Alunos do 4º ano da Emeb Waldemar Carlos Jaeger participaram, na última quarta-feira (24), de uma visita guiada ao EcoPonto de Sapiranga para conhecer de perto como funciona o serviço de recebimento e destinação correta de resíduos no município. Durante a atividade, conduzida pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente, os estudantes aprenderam sobre os materiais que podem ser descartados no local, o calendário de recolhimento de resíduos, as competências do EcoPonto, os desafios enfrentados pelo município em relação ao descarte irregular e as consequências dessa prática para a cidade.

Descarte irregular incendiado no muro da escola despertou interesse dos estudantes em conhecerem o EcoPonto, que fica a duas quadras da Emeb Waldemar Carlos Jaeger 

A visita integrou as ações desenvolvidas dentro da sala de aula pelo Projeto Vereador Mirim, que incentiva os estudantes a observarem a realidade do bairro, compreenderem o papel dos poderes Executivo e Legislativo e proporem melhorias para a comunidade. O interesse da turma pelo tema surgiu após um episódio ocorrido em frente à escola, localizada a apenas duas quadras do EcoPonto, quando resíduos descartados irregularmente na calçada foram incendiados, fazendo com que o fogo atingisse o muro da instituição.

A visita ao EcoPonto foi acompanhada também pela secretária municipal de Educação, Deisi Pzenicka, que destacou a importância de iniciativas que unem aprendizagem, cidadania e educação ambiental. “Quando os estudantes vivenciam na prática como funcionam os serviços públicos, eles compreendem melhor o papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente e também desenvolvem um olhar mais atento para a comunidade. A educação ambiental é um caminho para formar cidadãos conscientes, participativos e comprometidos com as responsabilidades coletivas”, ressaltou.

Segundo a professora da turma, Mônica Ceni Bom, a visita contribuirá para o projeto que está sendo desenvolvido em sala de aula. “Já observamos a questão do descarte irregular e, consequentemente, o muro queimado da escola. Depois dessa visita de hoje ao EcoPonto, vamos para a sala de aula fazer um levantamento de dados e, quando formos até a Câmara de Vereadores, vamos levar essas informações. Também temos sugestões de placas que podem servir de sinalização no entorno da escola para evitar o descarte irregular”, explicou.

O Projeto Vereador Mirim na Sala de Aula já conta com três candidatos entre os estudantes da turma, e a eleição será realizada na próxima semana. Posteriormente, os alunos terão uma agenda no Legislativo Municipal para apresentar demandas e sugestões levantadas durante as atividades.

 

Texto e fotos: Bruna Bernardo

|

Últimas notícias

Design sem nome (14)

Segunda parcela do ISSQN 2026 vence na próxima terça

  • 26/06/2026
Alistamento militar é obrigatório_250526 - feed.jpg

Últimos dias para alistamento militar de nascidos em 2008

  • 25/06/2026
21085847_1296_GD

Receita Estadual disponibiliza lista de devedores em Dívida Ativa de ICMS/IPVA

  • 25/06/2026
4-IMG_7095

Mais de 400 alunos formados pelo PROERD nesta quarta-feira

  • 24/06/2026
WhatsApp Image 2026-06-22 at 20.20.24

Oficinas de rap mobilizam estudantes das escolas municipais

  • 24/06/2026

Perguntas Frequentes